fbpx
Cidadão honorário era principal liderança da comunidade da Cohab
Operário da vinha do Senhor, Padre Inácio percorreu  jornada ao lado dos mais humildes (Foto: Arquivo | CVP)

PENHA - No dia em que completa 61 anos, o município perde nesta manhã de sexta-feira, dia 19, uma das principais lideranças religiosas e comunitárias da região. A Diocese de Blumenau confirmou o falecimento do Padre Inácio Bonvechio, às 9h30, que estava internado no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.  

Com muito pesar e saudades, amigos, paroquianos e familiares se despedem na Capela Cristo Rei, comunidade católica da COHAB fundada e liderada pelo padre. 

Continua depois da Publicidade

Cidadão Honorário de Penha desde 2015, Padre Inácio conquistou amigos e admiradores em muitas igrejas e lugares, conduzindo o sacerdócio sempre ao lado do povo mais excluído. 

Peregrinação

Sendo um dos dez filhos de Virgílio Bonvechio e Amélia Lunelli, Inácio Bonvechio nasceu no interior de Santa Catarina, na cidade de José Boiteux. Aos 12 anos ingressou no Seminário de Salete e continuou os estudos até 1963, passando pelas cidades de Brusque (SC) e Curitiba (PR). A partir daquele ano, ele concluiria o estudo em Teologia na Alemanha, onde permaneceu durante cinco anos.

Ordenou-se padre em 1968 e retornou ao Brasil um ano depois, atuando nas cidades de Joinville e Blumenau até 1973 quando se afastou de suas atribuições de padre, em função do movimento político. Durante a segunda metade do período de chumbo, atuou como professor em escola particular e foi metalúrgico na fábrica da Volkswagen, em São Paulo.

No ano de 1982, veio morar no bairro de Santa Lídia, no Município de Penha, adquirindo uma propriedade do seu trabalho, exercendo a profissão de agricultor. Em 1985, retornou a atuar na sua vocação de Padre em Itajaí. Em 1987, iniciou um trabalho de evangelização em Penha.

Em 1993, com muito esforço e reunindo suas economias, adquiriu os dois primeiros lotes na localidade da COHAB, onde incentivou a comunidade a também se unir e adquirir os outros lotes onde hoje é a Igreja Cristo Rei. Ainda no mesmo ano foi construída uma pequena igreja de madeira e dando início às atividades da Capela Cristo Rei.

Após seis anos do lançamento da pedra fundamental, inaugurada com a visita ao Brasil do Papa Bento XVI, a tão sonhada igreja foi edificada no final de 2013. 

Confira a Nota da Diocese de Blumenau:

Com profundo sentimento de pesar, a Diocese de Blumenau comunica o falecimento do Pe. Inácio Bonvechio em Itajaí, no Hospital Marieta Konder Bornhausen pelas 9h30 desta manhã, 19 de julho de 2019.

Expressamos nossas condolências aos familiares, amigos, membros da comunidade Cristo Rei, da Paróquia Nossa Senhora da Penha, na cidade de Penha, SC.

Solicitamos aos sacerdotes que apliquem intenções de santas missas pelo descanso eterno deste perseverante “operário da vinha do Senhor. Como também a todos os fiéis diocesanos e pessoas de fé, recomendamos orações para que Maria acolha este seu filho sacerdote no paraíso. Pe. Inácio nasceu no dia 03 de dezembro de 1939 e sua ordenação sacerdotal foi celebrada no dia 18 de fevereiro de 1968. Portanto, exerceu o ministério sacerdotal por 51 anos.

Nesse momento de tanta dor, voltamo-nos para o Crucificado-Ressuscitado para nEle buscar nosso conforto e esperança.

Informamos inicialmente que o corpo está sendo preparado para ser velado da Capela Cristo Rei, na cidade de Penha. À medida que as decisões vão sendo tomadas, vamos aqui informando a todos e todas.

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click