Publicidade
Confira as listas de ruas cadastradas e as agendas de atendimentos

REGIÃO - A partir deste mês, os moradores atingidos por tempestades de verão nos municípios de Penha, em 11/01, e Barra Velha, em 17/02, podem se cadastrar para fazer o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Têm direito, os trabalhadores que residam em uma das ruas que estejam nas listas divulgadas pelas prefeituras junto aos decretos de situação de emergência reconhecidos pelo Governo Federal:

O credenciamento é realizado por ordem do mês de nascimento do titular da conta, de acordo com o cronograma estabelecido pela Caixa Econômica Federal.

Publicidade

Barra Velha

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) vai atender os moradores atingidos pela enchente entre os dias 27/05 e 07/06, das 9h às 16h, sem fechar para o almoço. O CRAS está situado na Rua José Alberto dos Santos, 977, bairro São Cristóvão, local onde funcionava o antigo “Sopão”.

O cronograma é organizado por mês de nascimento do titular:

  • Janeiro - 27/05
  • Fevereiro - 28/05
  • Março - 29/05
  • Abril e maio - 30/05;
  • Junho e julho - 31/05;
  • Agosto e setembro - 03/06;
  • Outubro e novembro - 04/06;
  • Dezembro - 05/06

Quem não puder comparecer no dia correspondente à data de nascimento, deve ir até o CRAS nos dias 6 e 7 de junho. O limite de saque é de R$ 6.220,00 por conta vinculada.

Penha

A Prefeitura informou que cerca de três mil pessoas, residentes em 310 ruas, foram vítimas de alagamentos na cidade e podem receber o benefício (Veja a lista completa). O cadastramento começou nesta quarta-feira, dia 15, na Câmara de Vereadores, das 8h às 16 horas, sem fechar para o almoço.

Cronograma por mês de nascimento:

  • Janeiro, fevereiro e março - 15 e 16/05
  • Abril, maio e junho -  17 e 20/05
  • Julho, agosto e setembro - 21 e 22/05
  • Outubro, novembro e dezembro - 23 e 24/05

“As pessoas que não encontrarem suas casas ou ruas na relação [no site da Prefeitura], devem procurar os membros da Defesa Civil durante o próprio cadastramento, que faremos a visita in loco e providenciaremos a liberação”, explica a coordenadora da Defesa Civil de Penha, Edinéa Corrêa.

Continua depois da Publicidade

Como se cadastrar

Os interessados em fazer o saque devem apresentar documento de identificação, CPF. O comprovante de residência deve estar em nome do trabalhador, dos pais ou companheiro (a), com cópia de certidão de casamento ou união estável.  Para os moradores de Barra Velha , o comprovante de residência deve ter sido emitido ou de postado entre 20/10/2018 e 16/02/2019. Para os residentes em Penha, o período aceito será entre 20/09/2018 e 17/01/ 2019.

O formulário de solicitação de saque do FGTS (disponível aqui) deve ser entregue preenchido e também é preciso apresentar Carteira de Trabalho e cópia da página de identificação (com foto e qualificação civil), número do PIS e contratos. Todos os documentos devem estar acompanhados por cópias.

A Caixa Econômica Federal entrará em contato com os trabalhadores por meio das informações de contato contidas no formulário para tirar dúvidas ou anunciar a data em que o benefício será disponibilizado.

Leia também: 
Alagamentos e valor do IPTU levam moradores do Morro do Ouro e de Piçarras à tribuna livre
Projeto atingido por cheias recebe doações online para reconstrução
Blog da Redação: três cidades em emergência, reações muito diferentes
Enchente coloca Penha em estado de emergência pela segunda vez em 30 dias
Prefeito espera por avaliação da Defesa Civil Estadual para decretar emergência
Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click