fbpx
Gerações de profissionais que passaram pela Univali lembram a trajetória dela

REGIÃOO Curso de Jornalismo da Univali promoveu nesta semana uma homenagem à jornalista e colunista do Expresso das Praias Jane Cardozo da Silveira.  Professora por 24 anos, ela também foi coordenadora do curso e se aposentou em março de 2018. Convidada a participar de uma aula especial na terça-feira (02), foi surpreendida pela presença de egressos, familiares, colegas e alunos da Universidade que vieram saudá-la e agradecer pela contribuição relevante que deu para formação de muitos profissionais que hoje atuam no cenário regional e nacional.

Nascida em Piçarras e formada pela UFSC, Jane passou pelas redações dos principais jornais do estado e desde o começo da década de 1990, quando entrou para carreira acadêmica, lecionou várias disciplinas como Técnica de Reportagem, Legislação e Ética Jornalística, Redação e Projetos Experimentais. Também trabalhou diretamente como assessora da Reitoria da Univali e da Prefeitura de Piçarras.

Continua depois da Publicidade

Na dissertação de mestrado "Em Busca da Identidade Perdida – Subsídios para uma Política Integrada de Comunicação em Turismo Cultural nos Municípios de Piçarras e Penha (SC)", produziu conteúdo inédito que é referência para se compreender a formação das duas comunidades. Atualmente é revisora do Expresso das Praias, jornal em que assina a Coluna Preamar, dedicada ao resgate das histórias e de personalidades locais

A homenagem preparada pelos professores Liza Lopes Corrêa e Carlos Praxedes contou com a presença de egressos como Renara Almeida, Camila Maurer, Joel Minúsculi, Guilherme Busnardo e Natan Baldo. Alguns familiares vieram diretamente de Balneário Piçarras apenas para participar do evento. 

"Às vezes a professora Jane virava 'Janete'. Nós não gostávamos muito, não" - brincou Praxedes, ao ressaltar a conduta da professora em defesa de princípios: "A professora Jane nunca cometeu deslize ético, nunca falou mal de ninguém. Nem de quem não gosta dela" - exaltou emocionado o professor que hoje coordena o curso do qual foi aluno.

2019_04_04_11h_picarras_jane_2.jpg
Carlos Praxedes: "Às vezes a professora Jane vira Janete" (Foto: Lucas Correia)

Alunos e colegas também enviaram emails parabenizando a professora. Muitos não puderam participar da homenagem organizada na véspera, mas se manifestaram nas redes sociais para agradecer e parabenizá-la pela trajetória:

"Com certeza uma homenagem merecida a esta dedicada e carinhosa professora que tantos anos dedicou aos alunos de Jornalismo. Professora Jane: guardo muitos de seus ensinamentos e tento sempre colocá-los em prática! - declarou a jornalista egressa da Univali Ana Claudia Dalagnoli Soares de Figueiredo.

"A professora Jane Cardozo da Silveira foi uma das melhores pessoas com quem trabalhei na Univali. Dedicação e carinho com a profissão e com os colegas de trabalho. Saudades. Beijos" - disse Zelia Furtado.

 "Jane amada! Homenagem mais do que merecida! Contribuiu não apenas com o curso, mas também com a formação profissional e humana de muita gente - incluindo a minha. Beijo saudoso! " - afirmou Lucas Bezzi Negrão.

2019_04_04_11h_picarras_jane_2.jpg
Egressos da Univali, jornalistas Joel Minusculi e Renara Almeida participaram da homenagem (Foto: Lucas Correia)

Os profissionais da imprensa de Penha e Piçarras também contaram com os conselhos preciosos da professora - dentro e fora da sala de aula - e também postaram depoimentos:

"Parabéns pela homenagem... Se eu soubesse faria questão de ir porque a Jane foi minha professora e orientadora no curso!!" - disse Danielle Garcia, de Piçarras.

Agradecimento

Antes da aula especial, em que falou aos alunos do segundo período sobre entrevista coletiva, Jane agradeceu aos colegas e alunos pela lembrança:

"Ninguém aqui é ex-colega, ou ex-aluno. Não gosto muito do uso desses termos, penso que todos vocês são amigos para a vida. Também não acho que tenha tido tanta relevância assim, mas fiz o meu máximo para contribuir e continuo torcendo e vibrando com as conquistas de todos vocês", disse.

O professor Hans Peder Behling, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, representou os demais cursos da instituição. Professores André Pinheiro, Carlos Praxedes, Liza Lopes Corrêa, José Isaías Venera, João Francisco de Borba, Vinícius Batista, Vera Sommer, Carlos Golembiewski e Lígia Najdzion participaram da homenagem. A diretora da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade, professora Bianka Frisoni não pode comparecer em razão de outros compromissos marcados anteriormente, mas saudou os professores do curso pela importância de homenagear a professora Jane.

Confira a Galeria:

(Fotos: Lucas Correia)
 * COM INFORMAÇÕES DO JORNALISMO/UNIVALI
 
  • 1
  • 2