fbpx
No mês da Mulher, conheça uma destemida caminhoneira

PIÇARRAS - Ela lembra “como se fosse ontem” quando dirigiu um caminhão pela primeira vez: era 1995. Um dos veículos do Sacolão de Frutas e Verduras de que Geana e o marido são proprietários precisava ser levado do trabalho para casa, mas o marido, que costumava dirigir, naquela ocasião estava impossibilitado de fazê-lo.

A valente Geana não teve dúvida: subiu na boleia e deu uma volta no quarteirão com ele para aprender a guiar o possante. Foi andando devagar, usando só até a quarta marcha e assim levou o caminhão para casa. No outro dia voltou para o Sacolão e de lá para cá não parou mais de dirigir.

Continua depois da Publicidade

Hoje, acumula funções: além de cuidar da revenda de hortifrutis, é ela mesma quem faz o transporte dos produtos que abastecem a própria feira.

Ana Cristina Gomes de Freitas, a Geana, é natural de Itajaí e tem 46 anos de idade. Começou a trabalhar com o Sacolão de hortifrutis em 1991, em Navegantes, e em 2005 transferiu o comércio para Piçarras, onde está até hoje.

2019_03_19_11h_picarras_geana_3.jpg
Por onde passa com seu caminhão Mercedes, Geana é sucesso na estrada

Por escolha e por amar dirigir, é Geana quem se encarrega de abastecer o Sacolão, fazendo três viagens por semana até as CEASAs, as Centrais de Abastecimento, em Florianópolis e em Curitiba. A caminhoneira, sempre com bom humor, comenta sobre a sua profissão e a forma como é tratada por ser mulher em meio a um cenário predominantemente masculino:

“Onde eu trabalho, no Ceasa, há muito homem, 90% de quem trabalha lá é homem, mas todos me tratam super -bem, com muito respeito. Pra muita gente isso é novidade, o pessoal sempre pede para tirar foto, filmam”.

Seja nas autoestradas, seja nas ruas do município, Geana é um sucesso:

“Aqui na cidade sou conhecida por ser caminhoneira, as pessoas sempre me cumprimentam, buzinam. É muito bom todo esse reconhecimento. Assim como eu consegui espaço dentro da minha profissão, todas as mulheres podem e devem lutar pelo seu espaço” - aconselha, com um jeito seguro de quem jamais se deixou intimidar por preconceitos.

Geana é mulher no volante, é sucesso constante.

ACADÊMICO DE JORNALISMO - UNIVALI
EDIÇÃO: JANE CARDOZO DA SILVEIRA - JP
 
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click