Publicidade
Doações podem ser entregues na Secretaria de Educação, Prefeitura ou corpo de Bombeiros

BARRA VELHA -As aulas na rede municipal de ensino retornam normalmente nesta terça-feira, dia 19, e o abrigo provisório para as famílias atingidas pela enchente do fim de semana foi transferido do CEI Nadida Michereff para a Apae, localizada na Rua José Raimundo Ramos, N° 180, no bairro São Cristóvão.

 

Com a trégua na chuva desde a manhã de segunda-feira, dia 18, os municípios do Litoral Norte começam a voltar a atenção para a infraestrutura atingida pelos alagamentos. Por recomendação da Defesa Civil do município, o prefeito Valter Zimmermann (DEM) já decretou estado de emergência. De acordo com a Prefeitura, mil pessoas ficaram desabrigadas e cerca de 60 foram desalojadas no município.

Publicidade

Agentes comunitárias de saúde estarão visitando as residências afetadas pelas cheias para realizar o cadastro das famílias. Moradores atingidos também podem preencher o formulário no CRAS, localizado na Rua José Alberto dos Santos, 977, no bairro São Cristóvão.

“É importante que a população faça corretamente o cadastro que vai possibilitar a distribuição de kits com itens para ajudar as famílias. Também por meio do formulário poderá ser feita a liberação do FGTS” - informa nota da Prefeitura.As informações da população e o levantamento dos prejuízos serão anexados ao decreto de situação de emergência para que o documento seja homologado pela Defesa Civil estadual. Com a homologação, o município poderá solicitar recursos para auxílio às famílias e para a recuperação das áreas atingidas.

Doações

Interessados em prestar apoio aos atingidos pela enchente podem doar colchões, água, cesta básica, material de limpeza e itens de higiene pessoal. Os pontos de coleta das doações são o quartel do Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de Barra Velha. Roupas não estão sendo arrecadadas.

2019_02_19_barravelha_enchente_apae.jpg
Famílias estão acolhidas na sede da APAE no município (Foto: Divulgação | PMBV)

Os dados da rede de monitoramento climatológico do estado disponíveis nesta segunda-feira indicam que o maior volume chuva durante o fim de semana ficou concentrado na região norte de Santa Catarina. Em Barra Velha, foram 182,8 mm em 24 horas e 237,8  mm em 72 horas.

Leia também:
Chuva acumulada passa dos 150 mm em 24 horas e provoca alagamentos no Litoral Norte
Defesa Civil entra em alerta com previsão de chuva persistente durante o fim de semana
Mais sobre: chuva;
 
COM INFORMAÇÕES DA PMBV, CBM/SC E CIRAM/EPAGRI
Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click