Publicidade
Barra Velha

BARRA VELHA - A Praia do Cerro está passando por uma série de ensaios para atestar a balneabilidade, com o objetivo de certificação do Programa Bandeira Azul. E os primeiros resultados apontam para a excelência na qualidade da água.

Os testes estão sendo realizados, semanalmente, pela Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos (CLEAn) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Neles, são analisados critérios microbiológicos (contagem de Enterococcus, pesquisa e contagem de Escherichia coli) e físico-químicos (pH, materiais flutuantes e óleos e graxas).

Publicidade

A metodologia da coleta utilizada pela Univali é baseada em resoluções normatizadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Para o Presidente da Fundação de Turismo, Pierre Costa, os resultados preliminares mostram que Barra Velha está no caminho certo para conseguir a Bandeira Azul.

“A estratégia faz parte do nosso projeto que cria atrativos turísticos e potencializa as belezas naturais de Barra Velha para atrair novos visitantes e com isso, ampliar a geração de emprego e renda da nossa população”, detalha Pierre.

Continua depois da Publicidade

A qualidade da água é fator fundamental para a Certificação Internacional Bandeira Azul, conforme destaca o engenheiro químico do CLEAn, Johann Victor Hemmer. 

“O programa Bandeira Azul preza pelo desenvolvimento sustentável nas áreas de água marinha, garantindo que a região cresça e se desenvolva, mas sempre mantendo suas praias – e logo, seu bioma – em condições ideais para humanos ou animais a longo prazo”, explica. 

A partir de agora, Barra Velha poderá iniciar os procedimentos de ingresso à Fase Piloto. Na Fase Piloto, o município possui até dois anos para cumprir com todos os critérios estabelecidos em recomendações a serem elaboradas pelo Instituto Ambientes em Rede, responsável pelo Programa Bandeira Azul no Brasil.

teste balneabilidade univali em barra velha b6e20
Obtenção da Bandeira Azul tem por objetivo potencializar o turismo em Barra Velha. (Fonte: Prefeitura de Barra Velha)

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é uma certificação ecológica, concedida voluntariamente a praias em todo o mundo – apenas 18 praias no Brasil possuem a certificação atualmente – que cumprem rígidos requisitos de balneabilidade, gestão ambiental e segurança. O Programa tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas.

Continua depois da Publicidade

De acordo com o Prefeito Douglas Elias da Costa, o acesso ao Programa Bandeira Azul potencializará o turismo em toda a cidade.

“É uma certificação internacional que colocará Barra Velha num patamar diferenciado das demais cidades. Nosso município ganhará com a visibilidade a nível internacional, atraindo novos visitantes e, na conscientização ambiental aos usuários de praia”, finaliza o prefeito.

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click