fbpx
Ainda não há registros oficiais sobre os impactos da chuva
Compartilhe:

REGIÃO - Com precipitação acumulada média acima dos 100 mm em um intervalo de 24 horas, a chuva causou estragos em diversas cidades do Litoral Norte. A Defesa Civil estadual emitiu alerta para risco de deslizamentos de terra em Penha (Laranja) e Balneário Piçarras (Amarelo), durante a quinta-feira, dia 06. A chuva também causou estragos em muitas ruas dos municípios e em cidades vizinhas como Barra Velha. O estado de alerta permanece até balanço emitido às 16h.

Registrou problemas na sua comunidade? Envie fotos e vídeos ao Expresso das Praias pelo WhatsAPP: (47) 3345 4170.

Em caso de emergência, a população deve acionar os Bombeiros, no telefone 193, Polícia MIlitar (190) ou Defesa Civil (199). Um relatório completo com os estragos deve ser emitido nos próximos dias.

Continua depois da Publicidade

A Prefeitura de Penha emitiu um boletim de alerta e solicitou à população que ajude a mapear as áreas atingidas no município pro meio de um formulário disponível na internet: https://forms.gle/sYajUmtXRtquTBuQA.

No endereço é possível informar nome das ruas, tipo de dano causado e enviar fotos. Mas imagens precisam ser feitas com uso do aplicativo “Timestamp”, que registra na foto a hora e o local através de dados de geolocalização por satélite.

2020_02_06_16h_penha_chuva.jpg

Piçarras

A Defesa Civil está monitora áreas mapeadas como de risco. As áreas mais prejudicadas até o momento são no interior e não há nenhum registro de residência afetada.

“Estamos em estado de alerta. Temos alguns pontos no interior que o Rio Piçarras saiu da calha, obstruiu as vias, dificultando a passagem de veículos”, pontuou a Coordenadora da Defesa Civil de Balneário Piçarras, Carla Krug. Segundo ela, nas últimas doze horas foram cerca de 51mm de chuva.

Em caso de desabrigados, a Defesa Civil possui já um planejamento, elaborado em parceria com outros órgãos da administração.

“Se houver a necessidade de abrigamento, ativaremos o Plano de Contingência e todas as equipes da prefeitura estarão à disposição para socorrer as famílias e indicar o local correto para cada uma delas, que seja mais próximo às suas casas”, frisou Carla.

Para mais informações, o número (47) 99155-0450 está à disposição por telefone ou whatsapp.

2020_02_06_16h_penha_chuva_1.jpg

Previsão

Segundo o Laboratório de Climatologia da Univali, um anticiclone com núcleo sobre o mar facilita a circulação marítima e aumenta a instabilidade. A previsão é de que somente no domingo (09) a frente fria siga em direção a região sudeste e que aberturas de sol sejam registradas a partir de segunda-feira (10).

Durante esta sexta (07) e sábado (8) o litoral continua sob influência do anticiclone comvolumes de chuva significativos na região.

“Dessa quarta-feira até o domingo o tempo continuará instável. Teremos muita variação na nebulosidade com maior presença das nuvens e períodos menores de sol. Condições de chuva diária com volumes acumulados altos”, aponta o coordenador do Labclima, professor Sergey de Araújo.

Segundo ele, os modelos indicam variação entre 90 a 125 mm, mas não concentrada em uma única região. Para o domingo, com a passagem da frente fria, chance de trovoada isolada a partir da tarde.

2020_02_06_16h_penha_chuva_2.jpg

As temperaturas mínimas ficarão entre 21/23°C e as máximas entre 27/31°C. Ventos entre sudeste e leste para hoje e amanhã. Leste na sexta-feira, e entre leste e nordeste para o sábado. Rajadas pontuais moderadas. No domingo rajadas mais fortes de até 50 km/h.

Compartilhe:
  • 1
  • 2