fbpx
Compartilhe:

REGIÃO - Representantes da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) participaram, dias 16 e 17, da conferência Transforming Transportation 2020. Em Washington (EUA), a comitiva conheceu iniciativas governamentais de diversos países com objetivo de “conectar as pessoas, com crescimento sustentável”. No painel sobre governança, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM/Amfri) apresentou o sistema de transporte coletivo multimodal proposto para os 11 municípios da região.

O projeto para o transporte coletivo regional da Amfri é pioneiro no Brasil e aprovado em 2018 pelo Banco Mundial. Trata-se de um sistema BRT (Bus Rapid Transit), ou Ônibus de Trânsito Rápido, com uso de corredores exclusivos, terminais e infraestrutura própria. O diferencial é a gestão consorciada e a possibilidade de ser o primeiro no mundo com 100% da frota movida a energia elétrica. Estão projetadas 11 linhas integradas para conectar os 11 municípios da Foz do Rio Itajaí Açu de forma multimodal.

Continua depois da Publicidade

O prefeito de Balneário Piçarras, Leonel Martins, presidente da entidade, liderou a comitiva regional em Washington (EUA).

“Buscamos de maneira integrada criar um consórcio com a função de capitanear ideias inovadoras para um transporte coletivo regional”, explicou Martins, que foi acompanhado pelo Diretor-Executivo do CIM-AMFRI, João Luiz Demântova, integrantes da AMFRI, da Assembleia Legislativa e do município de Itajaí.

A “Transforming Transportation” reúne anualmente mais de 1.100 participantes para discutir soluções em mobilidade sustentável. A iniciativa é da organização não governamental ambientalista e conservacionista Instituto dos Recursos Mundiais (World Resources Institute - WRI).

2020_01_23_13h54_onibus_brt_projeto.jpg

Leia também:
Rompimento de contrato deve dar início a nova disputa entre Prefeitura e Águas de Penha
Visitantes, comerciantes e Prefeitura avaliam temporada "Bandeira Azul" na praia
Águas de Penha presta contas sobre ações paliativas para a temporada de verão

 

Compartilhe:
  • 1
  • 2