fbpx

PIÇARRAS - O Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC) inspeciona desde o início de setembro os museus do estado. Na última semana do mês, cinco deles foram visitados nas cidades de Tijucas, São José, Balneário Piçarras e Itajaí ao longo desta semana. Segundo os promotores de justiça, a maioria das instituições encontra-se em boas condições físicas e estruturais, mas alguns problemas relativos, sobretudo, à documentação foram constatados.

Na quinta-feira, dia 26/9, as vistorias se iniciaram pela manhã no Museu Oceanográfico UNIVALI, em Balneário Piçarras. Apesar de  encontrar "irregularidades menores de ordem documental", a comissão formada por oromotores de Justiça, Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT), Conselho Regional de Museologia (COREM), Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Corpo de Bombeiros Militar consideraram as instalações qualificadas e aptas a atenderem o público.

Continua depois da Publicidade

“O museu está fisicamente adequado, tem habite-se, alvará de bombeiro, da prefeitura etc., toda parte estrutural está bem-feita e até acima do que a lei exige”, afirma o Promotor de Justiça, Luis Felipe de Oliveira Czesnat, 

No período da tarde, duas instituições de Itajaí foram inspecionadas: o Museu Etno-Arqueológico e o Museu Histórico. Segundo o Promotor de Justiça Rodrigo Cunha Amorim, titular da 10ª PJ da comarca, os museus precisam de reparos na estrutura física, mas encontram-se bem organizados.

Atualmente, já há um termo de ajustamento de conduta com o Museu Etno-Arqueológico e um inquérito civil relativo ao Museu Histórico em andamento, de forma que a nova análise da vistoria ajudará a dar continuidade aos procedimentos.

“Essa análise multidisciplinar em relação às instituições é muito interessante, servindo até como auxílio para a própria administração do museu entender o que pode ser melhorado para fomentar nossa cultura”, comentou o Promotor de Justiça Rodrigo Amorim.

As próximas vistorias ocorrem dias 15 e 22 de outubro, nos municípios de Blumenau e de Balneário Camboriú.

Leia também: 
Pic-nic no Museu Oceanográfico vai celebrar a chegada da primavera dia 22
Museu Oceanográfico terá maior exemplar de mamífero marinho em exposição no mundo
Univali anuncia abertura ao público do maior museu oceanográfico do mundo
 - COM INFORMAÇÕES DO MP/SC
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click