fbpx
Objetivo é gerar economia com a formulação de projetos para áreas de interesse comum

REGIÃO - Os prefeitos da Foz do Rio Itajaí Açu criaram dia 05 um novo consórcio intermunicipal para formular e buscar financiamento para projetos de interesse comum. O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amfri (CIM-Amfri) será presidido pelo prefeito de Piçarras, Leonel Martins (PSDB). Na mesma semana, ele também firmou parceria com o prefeito Aquiles da Costa (MDB), de Penha, para uma atuação conjunta entre os dois municípios.

Diversas áreas serão contempladas pelo CIM-AMFRI: Educação, Mobilidade, Infraestrutura, Cultura, Tecnologia e Inovação, Agricultura e Pesca, Assistência Social, Segurança Pública e Defesa Civil. O objetivo é gerar economia e soluções conjuntas para problemas comuns entre os consorciados

Continua depois da Publicidade

O prefeito de Camboriú, Élcio Kuhnen, é o vice-presidente, Aquiles da Costa e o prefeito de Porto Belo, Emerson Luciano Stein, compõem o Conselho Fiscal. Os gestores regionais ainda escolheram o consultor técnico da AMFRI, João Luiz Demantova, como diretor executivo. A consultora da AMFRI, Érica Requi, advogada e especialista em concessões e parcerias público-privadas, também prestará assessoria ao Consórcio.

2019_02_15_10h_picarras_penha_ponte.jpg
Novo consórcio da Amfri é presidido por Leonel Martins e tem o prefeito de Camboriú, Élcio Kuhnen, como vice-presidente  (Foto: Divulgação | AMFRI)

Parceria bilateral

As Prefeituras de Penha e Piçarras esperam desenvolver em conjunto, por meio do CIS-Amfri, projetos de infraestrutura e mobilidade. O prefeito Leonel Martins e a secretária de Planejamento, Deisy Martins, foram recebidos pelo prefeito de Penha, Aquiles da Costa, para discutir uma parceria bilateral voltada aos projetos de construção de terminal rodoviário, nova ponte sobre o Rio Piçarras e implantação do serviço de transporte público intermunicipal.

A iniciativa da Prefeitura de Piçarras foi bem recebida pelo gabinete do prefeito de Penha:

“Penha e Balneário Piçarras são cidades irmãs, com muitos interesses em comum. Nosso desenvolvimento está interligado, e com essa parceria entre as duas prefeituras, nossas cidades só têm a ganhar”, afirmou Aquiles da Costa ao Expresso das Praias.

2019_02_15_10h_picarras_penha_aquiles_leonel_deisy.jpg
Leonel e Deisy Martins foram recebidos por Aquiles Costa (Foto: Divulgação | PMBP)

Para implementar ações na área de mobilidade urbana regional, os prefeitos deverão seguir as diretrizes de projeto aprovado pelo Banco Mundial durante reunião em Brasília.

“Já foi homologado o Consórcio da AMFRI através de lei votada na câmara, iremos ser os primeiros municípios a utilizar do crédito para realizar obras de interesses mútuos entre nossas cidades”, informou Leonel Martins.

Nova ponte

As duas prefeituras já têm apresentado propostas conjuntas, que devem ser fortalecidas com a iniciativa. O projeto executivo para construção de nova ponte é um deles. Os prefeitos esperam que o Governo do Estado financie a obra, que ainda precisa de estudo de impacto ambiental, entre outras exigências legais.

2019_02_15_10h_picarras_penha_ponte.jpg
"Ponte da Parada" não comporta mais o trânsito entre os dois municípios (Foto: Leandro Cardozo de Souza | EP)

Além de desafogar o trânsito na divisa entre Penha e Piçarras, espera-se que o projeto - apresentado por empresários locais - impulsione investimentos do setor náutico em Piçarras. Com 58,8 metros de comprimento, 5,48m de altura e vão livre de 28m, a nova estrutura permitirá a navegação de barcos com até 60 pés.

Leia também:
Governador promete apoio para construção de nova ponte entre Penha e Piçarras
Ação exige início das obras para construção de pontes em vias marginais sobre o Rio Itajaí Açu
Municípios querem recursos do estado para nova ponte sobre o Rio Piçarras
Comerciantes de Penha e Piçarras articulam construção de nova "Ponte da Parada"
Mais sobre: ponte
 
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click