fbpx
Limpeza consome recursos que poderiam ser usados em outras obras

PIÇARRAS - O descarte inadequado de detritos vem sendo apontado como um dos fatores de alagamento em várias cidades brasileiras. Os materiais jogados nas ruas acabam por entupir as bocas de lobo e comprometem a drenagem das vias. Em Piçarras, a Secretaria de Obras executou cerca de 20 limpezas por mês em bocas de lobo, um serviço em que dispendeu mais de 13 horas de trabalho mensal, cerca de 160 horas/ano. A maioria dos atendimentos se deveu a entupimentos por acúmulo de lixo.

Para minimizar o problema, o poder público conta com a educação e o bom senso da comunidade: “Com a conscientização, podemos reduzir a quantidade de lixo jogado nas bocas de lobo. Assim os esforços das nossas equipes podem ser direcionados para outras obras, como a conservação e a pavimentação de estradas, por exemplo”, diz Aires Testoni, secretário de Obras. Em média, cada limpeza dura 40 minutos.

Continua depois da Publicidade

Os detritos encontrados com maior frequência são plásticos, papelão e materiais utilizados em construções. As equipes de limpeza alegam já ter encontrado até fralda descartável. “O acúmulo de lixo nas bocas de lobo impede que a água chegue à rede de drenagem, podendo gerar alagamentos e até inundamentos”, conclui Aires Testoni.

O levantamento foi feito apenas com as ordens de serviço da Secretaria de Obras, desconsiderando os serviços feitos, também, pela empresa Barreiras, terceirizada para a zeladoria urbana do município. As solicitações podem ser feitas via ouvidoria ou diretamente na Secretaria de Obras.

Como solicitar a limpeza

A solicitação pode ser via Ouvidoria Municipal, por e-mail no Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., por telefone no (47) 3347-4747, via site da prefeitura no http://www.picarras.sc.gov.br ou então presencialmente na sede da Prefeitura (Av. Emanoel Pinto, 1655 - Centro).

O pedido pode ser feito também na Secretaria de Obras, pelo telefone (47) 3345-3518 ou presencialmente (Rua 5300, 211 - Santo Antônio).

Leia também:

 

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click