Publicidade
Mutirão de limpeza é realizado diariamente ao longo de toda a orla durante os meses da temporada

 

Prefeituras apostam em mutirões para manter limpas ruas e praias

Publicidade

 

Da Região - A um mês do início da temporada de verão em Balneário Piçarras, a Secretaria de Obras corre para deixar tudo pronto e atender bem quem mora ou vai visitar a cidade. Entre as ações estão limpeza de ruas, troca de tubulação, manutenção de equipamentos e limpeza da faixa de areia.


- Isso está sendo pensado bem antes de a temporada começar. Não só a limpeza de ruas ou de bueiros, obras de infraestrutura também estão sendo feitas. Por exemplo, estamos instalando tubulação na Rua João Duarte de Melo, no Centro. Isso vai evitar alagamentos na região - explica o secretário de Obras, Osmar Fidelis.


Fidelis também deve dar atenção especial aos mais de dez quilômetros de praia. 

 

- Na praia teremos uma equipe só para fazer a limpeza da faixa de areia. As lixeiras que ficam no calçadão estão sendo limpas e devem estar todas instaladas antes de começar a temporada - afirma.


Ele garante que as medidas não ficam restritas só à região central da cidade.


- Isso está sendo feito em todo o município. Na praia, a manutenção é feita no Centro e também no bairro Itacolomi, principalmente o calçadão - diz
o secretário.

Continua depois da Publicidade


Praias são prioridade


Terminou nessa sexta (20) o processo seletivo especial feito pela Prefeitura de Penha para contratar 30 pessoas que farão parte de mutirão responsável por manter limpas as praias do município durante a temporada 2015/2016.

 

O mutirão é a principal aposta da prefeitura para evitar o acúmulo de lixo nas praias, que recebem, em média, 150 mil visitantes ao longo do verão, de acordo com o secretário de Obras de Penha, Evaldo Eredes dos Navegantes.


- Serão três meses direcionados à praia – afirma Evaldo. 

 

Limpeza e capinação


Ainda segundo o secretário, os 30 funcionários serão divididos em equipes que irão circular pelas praias ao início de cada manhã e final de cada tarde recolhendo o lixo acumulado e limpando as lixeiras.


Além do mutirão, a prefeitura espera terminar até o dia 15 de dezembro um trabalho de limpeza e capinação nos acessos às praias.


Barra Velha


O secretário de Obras, Pedro Paulo dos Santos, o Gaúcho, estimou em cerca de 15 dias o prazo necessário para concluir a limpeza na orla do município.

Continua depois da Publicidade


Em preparação para receber os turistas na temporada, só no último mês a prefeitura retirou da praia cerca de 100 cargas de sujeira depositada pelo mar na faixa de areia em decorrência da chuva, segundo Gaúcho. Cada carga tem aproximadamente 10m³.

 

Palmeiras e luzes


Além disso, a Secretaria de Obras também removeu, da areia da Praia Central, barcos velhos que não eram mais usados pelos pescadores.  Palmeiras foram plantadas ao longo da orla e, de acordo com a prefeitura, luminárias ainda devem ser instaladas para que moradores e turistas possam aproveitar a praia à noite. Durante o verão, a coleta de lixo nas praias vai ser feita todos os dias, com início às 4h da manhã.

Publicidade
X

Direitos Reservados

No right click