fbpx
Clube quer apoio público para fazer melhorias no estádio

PENHA - O time bicampeão da maior e mais importante liga amadora de esportes da região foi recebido pelo prefeito nesta semana e saiu da Prefeitura com a promessa de melhorias para a estrutura do clube. O Beira Mar celebra desde o fim de semana a conquista de mais um título da 1ª Divisão da Liga Itajaiense de Desportos (LID). A Final foi no domingo, dia 22, contra o Dom Bosco, por 1 a 0.

Na terça-feira (24), o prefeito Aquiles da Costa recebeu no gabinete o presidente do Beira-Mar, Alexandre Antônio (Xande), o técnico, Zizo; e alguns jogadores. Eles entregaram uma camisa do clube e pediram apoio do município para a manutenção da entidade. Segundo a diretoria, são necessário investimentos em reformas básicas no Estádio Domingos Aniceto da Costa, porque não se pode realizar grandes investimentos no local que é de propriedade particular.

Continua depois da Publicidade

Conquista do bicampeonato

O Beira-Mar realizou a melhor campanha do campeonato de 2019, com 7 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, 16 gols marcados e apenas 5 gols sofridos. Segundo técnico Zico, o clube montou uma equipe experiente, com diversos jogadores da região, e entrou no campeonato como um dos candidatos ao título.

"Conseguimos realizar bons jogos e vencer a competição. Ter jogadores experientes, como o goleiro Nei, Sassá, Romário e outros, foi fundamental para para essa conquista, pela questão do campeonato amador não ter um tempo para treino e esses jogadores conseguirem articular bem o jogo”, avalia.

Para ele, a principal dificuldade enfrentada durante o campeonato foram os jogos dentro de Itajaí, cidade sede da LID e da maioria dos clubes:

“Sempre existe  uma certa hostilidade ao jogar nos estádio de lá” - afirma Zico.

Mesmo fora de casa, não faltou apoio para o clube mais tradicional de Armação do Itapocorói. A torcida preparou uma caravana com dois ônibus e muitos carros para apoiar o time no Estádio do Almirante Barroso, inclusive com a presença do prefeito e diversas lideranças locais.

2019_09_26_17h16_penha_prefeito_recebe_beira_mar_reuniao.jpg.jpg
Torcida de Armação marcou presença no Estádio do Almirante Barroso (Foto: Divulgação | LID)

Tensão e festa

Mas dentro de campo a partida final foi tensa do começo ao fim e contou com todos os elementos de uma decisão importante. Foram quatro expulsões pelo time do Bom Bosco e mais duas do Beira-Mar. Mesmo em vantagem numérica, somente aos 37 minutos do segundo tempo, a torcida do "galo do litoral" soltou o grito que estava preso na garganta. 

Quem marcou o gol da conquista foi o camisa 10 Sassá, que aproveitou uma sobra e conseguiu marcar aos 37 do segundo tempo:'

“Depois de um campeonato jogando bem, na final eu não estava conseguindo jogar no mesmo nível, mas graças a Deus tive uma oportunidade, em uma bola que acabou sobrando para mim e consegui marcar. Fiquei muito emocionado em poder fazer esse gol e dar o título ao Beira-Mar e a torcida que fez uma festa muito linda” - conta o jogador ao Expresso das Praias.

Em nota, a LID lamentou as agressões registradas em campo, inclusive contra a arbitragem da partida:

"O fato lamentável que não cabe mais no esporte foi á agressão a arbitragem, onde fatos como este jamais poderiam estar acontecendo, infelizmente atletas despreparados que não deveriam estar mais em um estádio de futebol, e que ainda permanecem fazendo o errado. Cabe agora o cumprimento do regulamento específico da competição, que penalizará com rigor os atletas agressores".

2019_09_26_17h16_penha_prefeito_recebe_beira_mar_reuniao.jpg.jpg
Partida foi marcada por cinco expulsões e agressões à arbitragem (Foto: Divulgação | LID)

Interligas

Supervisionado pela Federação Catarinense de Futebol, o Campeonato da LID é um dos mais tradicionais do estado e chegou à 68ª edição com a disputa da Taça Cidade de Itajaí 159 anos. A disputa da 1ª divisão começou dia 03 de agosto e reuniu ao todo dez equipes, sete de Itajaí, uma de Navegantes e duas de Penha (além de Beira Mar, o time de São Nicolau também participou).

Com a conquista do título, o time do Beira-Mar se qualificou a disputar a Copa Interligas no ano que vem, com equipes de Blumenau, Luiz Alves, Pomerode, Rio do Sul e região e para isso já existe planos para equipe.

“O presidente Xande já sinalizou, juntamente com o prefeito que querem colocar a equipe nessa competição, elevando o nome de Penha no cenário regional. Já estamos trabalhando na ideia de chamar novos jogadores para reforçar a equipe. Nós temos uma boa base, campeã, mas iremos precisar fazer algumas contratações pontuais para implementar a equipe.”

2019_09_26_17h16_penha_prefeito_recebe_beira_mar_reuniao.jpg.jpg
Time foi recebido com festa em Penha (Foto: Divulgação | LID)

Trajetória

A primeira conquista da LID pelo Beira Mar foi em 1963, quando foi campeão invicto da 2ª divisão, a segunda veio 51 anos depois, em 2014, quando conquistou o primeiro título da 1º divisão. 

“Acho que esse título é o resultado da dedicação naquilo que acreditamos, no amor à Camisa, e as pessoas que são apaixonadas pelo clube”, aponta Xande. “Também tivemos muita ajuda dos torcedores, das famílias dos jogadores e equipe técnica, dos empresários, dos comerciantes e do poder público municipal. Quando se junta todos esses fatores não tem como não alcançar os objetivos, mesmos com as dificuldades financeiras que enfrentamos”.

2019_09_26_17h16_penha_prefeito_recebe_beira_mar_reuniao.jpg.jpg
Estádio Domingos Aniceto da Costa recebeu equipe e torcida para a festa (Foto: Divulgação | LID)

Segundo ele, desde 2013 o clube passou a viver uma nova fase, que culminou não apenas nos títulos da LID, mas também com a conquista de títulos na Copa Primavera, Copa Verão, Liga ACFAI. Xande também cita como exemplos desse trabalho, a escolinha de futebol, a formação de um time de veteranos e a participação nas competições de futebol de praia, salão, suíço e dominó. Um trabalho que hoje depende de apoio do município para ser mantido.

Leia também: 
Dukamar e Beira Mar vencem as categorias livre e veteranos do Municipal de Beach Soccer
Nos pênaltis, Beira Mar conquista o título da liga amadora de Itajaí
Veteranos do Beira Mar superam time invicto do Quati e conquistam título municipal de futebol de salão
Mais sobre: Beira Mar; LID;
* Com informações da LID e PMP
Edição: Leandro Cardozo de Souza
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click