fbpx

PENHA - Depois que o time Sub-13 chegou à final e ficou com o vice-campeonato estadual de basquete, o time Sub-12 de Penha (Santa Catarina) vai à Brusque dias 25, 26 e 27 para disputar a final do Campeonato Catarinense Feminino.  A equipe feminina da Fundação Municipal de Esportes (FME) treina para enfrentar as representantes de São Miguel do Oeste, Criciúma e Mafra, que também estão no quadrangular final pela disputa da taça. 

Esta é a segunda vez que o time participa do quadrangular final. Na estreia, pelo Sub-12 em 2018, conquistou o quarto lugar e neste ano, pelo Sub-13, as atletas jogaram em casa a rodada semifinal depois de fazer a melhor campanha da etapa anterior.

Continua depois da Publicidade

Mas o quadrangular final é outra competição, em que as quatro equipes jogam contra si para definir a classificação final.

“Agora o campeonato começa do zero novamente. Elas estão conscientes disso, preparadas e sabem que qualquer descuido é fatal. O basquete é um jogo cruel e as quatro equipes são bastante equilibradas”, afirma o técnico Osvaldo Moreira da Silva Jr.

Durante a semifinal, no primeiro fim de semana deste mês, os primeiros jogos do time Sub-12 foram com vitórias sobre o Colégio Salesiano (Itajaí) por 59 a 9 e a equipe de Joinville por 63 a 28. Depois, as atletas venceram os times de Campos Novos por 55 a 20 e de Criciúma por 42 a 36.

2019_10_16_9h30_penha_basquete_11.jpg
Partidas se realizam na Quadra Poliesportiva Vereador José Lídio da Costa (Foto: Divulgação | FCB)

Sub-13 vice-campeão

Já a final do Sub-13, dias 11, 12 e 13, foi marcada por partidas mais equilibradas. A equipe da FME/Penha também conquistou o direito de disputar a rodada final em casa, mas não conseguiu superar a equipe de São Miguel d`Oeste no confronto entre invictas. As atletas de Penha chegaram a estar na frente, por 17 a 11. Mas as visitantes conseguiram virar e venceram por apenas uma cesta de diferença: 54 a 52.

“Conseguimos o título na garra do Oeste, com jogadoras superando as contusões, mas as quatro equipes aqui poderiam ter ficado com o título... Isso é resultado de todo o investimento que é feito no basquete de base aqui em Santa Catarina”, falou o técnico campeão, Anderson Dalla Costa. Segundo ele, o estado é um pólo nacional na formação de atletas e tem vários projetos de sucesso: “E todos estão de parabéns”, completa.

O projeto Contraturno de Basquete, desenvolvido pela Prefeitura de Penha desde 2018 em convênio com a Associação Desportiva Balneário Piçarras (ADEPI), é um dos destaques nesse cenário. A iniciativa envolve cerca de 120 alunos e inclui ainda as categorias sub-11, sub-10 e sub-9.

2019_10_16_9h30_penha_basquete_11.jpg
Atleta Suelem Pedroso, da FME/Penha, recebe troféu de atleta destaque do torneio (Foto: Divulgação | FCB)

Neste ano, além do vice-campeonato, o time Sub-13 da FME Penha também revelou a atleta destaque do torneio, Suelem Pedroso.

“Esse time está de parabéns. Traz um troféu inédito para nossa cidade, como vice-campeãs do catarinense, o que não é pouca coisa, pelo tamanho e importância que tem essa competição”, elogia o Prefeito Aquiles da Costa.

Lições para o futuro

O Campeonato contou com 18 times e, aproximadamente, 270 atletas. Durante o quadrangular final, cerca de 50 delas puderam compartilhar experiências dentro e fora de quadra.

“Após o jogo eu falei para as atletas que a vida não se resume em um jogo de basquete, existem diversos espaços para elas se tornarem médicas, engenheiras, pilotos de avião, professoras, entre outras profissões, mas os exemplos de companheirismo e respeito dentro das quadras também se leva para a vida, e é com essa filosofia que se faz um trabalho educativo, formador e que elas se empoderem para enfrentar a vida”, lembra Professor Oswaldo.
2019_10_16_9h30_penha_basquete_11.jpg
Partidas se realizam na Quadra Poliesportiva Vereador José Lídio da Costa (Foto: Divulgação | FCB)

As equipes do Campeonato Catarinense Sub-13 e Sub-12 recebem apoio da Federação Catarinense de Basketball (FCB), que oferece equipamentos, treinamento e subsídio para participação em competições estaduais.

 
Leia também: 
Times da FME estão entre os favoritos ao título catarinense de basquete feminino juvenil
Penha Basquete vence o Semel Piçarras e chega ao returno entre os primeiros do estado
Em posições opostas no estadual, times locais de basquete se enfrentam nesta sexta-feira
Equipe formada a partir de projeto educacional está na final estadual de basquete sub-12
Atleta local está confirmada na seleção catarinense sub-13 de basquete
Meninas do basquete sub-15 são campeãs estaduais invictas
Mais sobre: basquete;
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click