Publicidade
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: /home/expressopraias/public_html/images/Basquete Sub-13

×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/Basquete Sub-13

PENHA - Depois que o time Sub-13 chegou à final e ficou com o vice-campeonato estadual de basquete, o time Sub-12 de Penha (Santa Catarina) vai à Brusque dias 25, 26 e 27 para disputar a final do Campeonato Catarinense Feminino.  A equipe feminina da Fundação Municipal de Esportes (FME) treina para enfrentar as representantes de São Miguel do Oeste, Criciúma e Mafra, que também estão no quadrangular final pela disputa da taça. 

Esta é a segunda vez que o time participa do quadrangular final. Na estreia, pelo Sub-12 em 2018, conquistou o quarto lugar e neste ano, pelo Sub-13, as atletas jogaram em casa a rodada semifinal depois de fazer a melhor campanha da etapa anterior.

Publicidade

Mas o quadrangular final é outra competição, em que as quatro equipes jogam contra si para definir a classificação final.

“Agora o campeonato começa do zero novamente. Elas estão conscientes disso, preparadas e sabem que qualquer descuido é fatal. O basquete é um jogo cruel e as quatro equipes são bastante equilibradas”, afirma o técnico Osvaldo Moreira da Silva Jr.

Durante a semifinal, no primeiro fim de semana deste mês, os primeiros jogos do time Sub-12 foram com vitórias sobre o Colégio Salesiano (Itajaí) por 59 a 9 e a equipe de Joinville por 63 a 28. Depois, as atletas venceram os times de Campos Novos por 55 a 20 e de Criciúma por 42 a 36.

2019_10_16_9h30_penha_basquete_11.jpg
Partidas se realizam na Quadra Poliesportiva Vereador José Lídio da Costa (Foto: Divulgação | FCB)

Sub-13 vice-campeão

Já a final do Sub-13, dias 11, 12 e 13, foi marcada por partidas mais equilibradas. A equipe da FME/Penha também conquistou o direito de disputar a rodada final em casa, mas não conseguiu superar a equipe de São Miguel d`Oeste no confronto entre invictas. As atletas de Penha chegaram a estar na frente, por 17 a 11. Mas as visitantes conseguiram virar e venceram por apenas uma cesta de diferença: 54 a 52.

“Conseguimos o título na garra do Oeste, com jogadoras superando as contusões, mas as quatro equipes aqui poderiam ter ficado com o título... Isso é resultado de todo o investimento que é feito no basquete de base aqui em Santa Catarina”, falou o técnico campeão, Anderson Dalla Costa. Segundo ele, o estado é um pólo nacional na formação de atletas e tem vários projetos de sucesso: “E todos estão de parabéns”, completa.

O projeto Contraturno de Basquete, desenvolvido pela Prefeitura de Penha desde 2018 em convênio com a Associação Desportiva Balneário Piçarras (ADEPI), é um dos destaques nesse cenário. A iniciativa envolve cerca de 120 alunos e inclui ainda as categorias sub-11, sub-10 e sub-9.

2019_10_16_9h30_penha_basquete_11.jpg
Atleta Suelem Pedroso, da FME/Penha, recebe troféu de atleta destaque do torneio (Foto: Divulgação | FCB)

Neste ano, além do vice-campeonato, o time Sub-13 da FME Penha também revelou a atleta destaque do torneio, Suelem Pedroso.

“Esse time está de parabéns. Traz um troféu inédito para nossa cidade, como vice-campeãs do catarinense, o que não é pouca coisa, pelo tamanho e importância que tem essa competição”, elogia o Prefeito Aquiles da Costa.

Lições para o futuro

O Campeonato contou com 18 times e, aproximadamente, 270 atletas. Durante o quadrangular final, cerca de 50 delas puderam compartilhar experiências dentro e fora de quadra.

“Após o jogo eu falei para as atletas que a vida não se resume em um jogo de basquete, existem diversos espaços para elas se tornarem médicas, engenheiras, pilotos de avião, professoras, entre outras profissões, mas os exemplos de companheirismo e respeito dentro das quadras também se leva para a vida, e é com essa filosofia que se faz um trabalho educativo, formador e que elas se empoderem para enfrentar a vida”, lembra Professor Oswaldo.
2019_10_16_9h30_penha_basquete_11.jpg
Partidas se realizam na Quadra Poliesportiva Vereador José Lídio da Costa (Foto: Divulgação | FCB)

As equipes do Campeonato Catarinense Sub-13 e Sub-12 recebem apoio da Federação Catarinense de Basketball (FCB), que oferece equipamentos, treinamento e subsídio para participação em competições estaduais.

 {gallery}Basquete Sub-13{/gallery}
 
Leia também: 
Times da FME estão entre os favoritos ao título catarinense de basquete feminino juvenil
Penha Basquete vence o Semel Piçarras e chega ao returno entre os primeiros do estado
Em posições opostas no estadual, times locais de basquete se enfrentam nesta sexta-feira
Equipe formada a partir de projeto educacional está na final estadual de basquete sub-12
Atleta local está confirmada na seleção catarinense sub-13 de basquete
Meninas do basquete sub-15 são campeãs estaduais invictas
Mais sobre: basquete;
Publicidade