fbpx
Equipes se preparam para partidas decisivas em outubro
Compartilhe:

REGIÃO - Os times de basquetebol feminino da Fundação Municipal de Esportes (FME) estão entre os favoritos nas últimas rodadas do Campeonato Catarinense. A equipe Sub-13 terminou a semifinal em primeiro lugar e vai disputar a taça contra a Associação Basquete de São Miguel do Oeste (Abasmo), dias 11, 12 e 13 de outubro. O local ainda não está definido, mas a FME informou que pleiteia junto à Federação Catarinense de Basquete (FCB) o direito de sediar a rodada final.

Pelo Sub-12, depois de estrearem no torneio com o melhor resultado da fase de grupos entre todos os times, as meninas vão disputar em casa as semifinais dias 04, 05 e 06/10.

Continua depois da Publicidade

Na semifinal do Sub-13, disputada dias 06, 07 e 08/09, a FME/Penha liderou a chave “F”, em que venceu as equipes Jaraguá do Sul (43 x 22), Campos Novos (45 x 25), Blumenau (47 x 24) e a anfitriã, Criciúma (58 x 24). Este é o segundo ano do time no Campeonato Estadual. Em 2018, na estreia pelo Sub-12, elas ficaram com o quarto lugar.

“A Fundação e o município estão empenhando todos os esforços para colocar o ginásio em condições de receber a final e a equipe está forte. A gente vai pra cima. Embora saibamos que nessa idade o lado emocional delas poder oscilar muito, nós temos hoje o melhor trabalho de base do basquete no estado”, afirma o técnico Osvaldo Moreira da Silva Júnior.

Desde a década de 1990 ele treina equipes juvenis femininas que se destacaram nas principais competições que disputaram por Balneário Piçarras. A partir de 2017, o trabalho passou a ser desenvolvido no município vizinho, em parceria com a FME de Penha.

As atletas são alunas da Escola Básica Municipal Rubens João de Souza e têm o apoio da Ducamar Pescados, Santer Empreendimentos, O Padeiro e Tendas Itajaí.

Além do quarto lugar em 2018, neste ano o time surpreendeu na Olimpíada Escolar (Olesc), em agosto, e foi vice-campeão dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), dia 10/08.

2019_09_18_15h40_penha_basquete_1.jpg
Em Criciúma, time Sub-13 venceu fase Semifinal invicto (Foto: Divulgação | FME)

Balneário Piçarras

Quem representa o município no Campeonato Estadual é a Associação de Basquete de Balneário Piçarras com a poio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Abaspi/ Semel). Mas as equipes Sub-12 e Sub-13 não conseguiram passar pela primeira fase, de grupos e terminaram na última posição, sem nenhuma vitória.

Na última rodada, em Balneário Piçarras, dia 03/08, as adversárias foram as vizinhas, do município de Penha. Pelo SUB-12, o time perdeu por 70 a 5 e pelo Sub-13 o placar ficou em por 91 a 3 para as visitantes.

Leia também: 
Penha Basquete vence o Semel Piçarras e chega ao returno entre os primeiros do estado
Em posições opostas no estadual, times locais de basquete se enfrentam nesta sexta-feira
Equipe formada a partir de projeto educacional está na final estadual de basquete sub-12
Atleta local está confirmada na seleção catarinense sub-13 de basquete
Meninas do basquete sub-15 são campeãs estaduais invictas
Mais sobre: basquete;
Compartilhe:
  • 1
  • 2