fbpx
Próxima prova será no outono, em data a ser confirmada

REGIÃO - Um novo desafio pelas ruas da cidade atraiu mais de 300 atletas para a Corrida de Verão no domingo (24). A prova teve como ponto de largada e chegada o molhe norte da praia e foi concluída em um tempo total de 1h10m10s. Participaram atletas locais e da região, além de alguns vindos de outros estados e do exterior. Portadores de necessidades especiais e competidores acima dos 60 anos de idade também marcaram presença.

Entre os homens, quem chegou primeiro foi Rafael Oliveira, de Brusque, em 21m37s. Quem completou a prova feminina primeiro foi Janaína Graziela da Costa Moser (Itajaí), em 25m42s. Confira o resultado completo

Continua depois da Publicidade

O diferencial da Corrida de Verão ficou por conta do trajeto. Além de percorrer o trecho urbanizado da Avenida José Temístocles de Macedo (Beira Mar), os participantes encararam 2km de trilha em terreno acidentado e cercado por natureza. Segundo a organização, esse percurso foi elaborado com apoio técnico da Fundação Municipal de Meio Ambiente para que não passasse sobre a mata de restinga e, por isso, precisou ser diminuído em 233m:

“No dia da prova foi observado que tinha um ninho; apareceram ovos de lagarto, ou de outra espécie. Então, para ninguém passar nesse lugar, nós fizemos o retorno antes, mas mantivemos a característica de preservação ambiental do evento”, garante Bruno Mello, um dos organizadores.

Ágata Treml, 2ª colocada entre as mulheres, está entre as 25 melhores maratonistas do Brasil (Fotos: Manú Colla)

Com a mudança o retorno do trajeto confundiu alguns participantes. Mas a estrutura e o suporte da organização agradou atletas reconhecidos no cenário nacional, como Ágata Treml. Selecionada para Maratona de Boston (15/04), uma das mais disputadas do mundo, ela enfrentou uma gripe para correr em Balneário Piçarras .

“A prova foi ótima, muito bem organizada… A largada foi razoavelmente tarde pra quem é acostumado a correr cedo, em razão do calor, porque estava bem quente no domingo. Mas para mim foi muito bom, o resultado foi bem legal para as circunstâncias em que eu me encontrava” - avalia a segunda colada na prova feminina, com tempo de 27m23s.

2019_02_27_20h21_picarras_corrida_7masculino_marcus_vinicius.jpg
Entre os atletas da casa, Marcos Vinicius Ribeiro Cruz foi o melhor classificado entre os homens (Fotos: Manú Colla)

Entre os homens, Marcos Vinicius Ribeiro Cruz, terminou o trajeto em 22m52s e ficou na 7ª posição da classificação geral masculina, a melhor classificação entre os moradores de Balneário Piçarras.

“Eu corro há dois anos e faz um ano que represento Itajaí. Treino mais em pista, mas a maioria dos meus treinos na rua são feitos em Piçarras, nesse percurso da praia em que foi a corrida”, conta Marcos Vinícius ao Expresso das Praias.

Corrida por apoio

O triatleta Helio Omar Ferrier também mora em Balneário Piçarras e se prepara para encarar provas de resistência no Brasil e exterior. Ele completou a Corrida de Verão em 27m40s, na 26ª posição geral e em segundo lugar na categoria dele (40-44 anos).

“Meu próximo desafio é o IronMan 70.3 Punta del Este, Uruguai, dia 07 de abril. Estou focado em minhas metas, treinando muito de domingo a domingo, tentando melhorar meus tempos e logrando atingir melhoras importantes” - diz o atleta que também vai correr a Maratona de Boston em abril.

2019_02_27_20h21_picarras_corrida_7masculino_marcus_vinicius.jpg
Omar trocou Balneário Camboriú por Piçarras e busca apoio para se manter no esporte (Foto: Arquivo/2018 | Atletas do Brasil) 

Para superar o tempo, o cansaço e os próprios limites, ele e outros tantos atletas amadores da região precisam ainda vencer outro desafio: a busca por apoio. Nessa tarefa, ele conta com o apoio da esposa, que é companheira de corrida e também gerencia a vida esportiva do marido:

“É uma busca de dia a dia, têm que ser perseverante. Não baixar os braços quando a resposta do outro lado é um não”, diz ele.

Desafio em quatro estações

A Corrida de Verão é organizada pela equipe Piçarras Runners, ACA e Clínica DUOFIT, com apoio da Prefeitura de Balneário Piçarras, Federação Catarinense de Atletismo, Polícia Militar e empresas locais. O evento deve integrar uma série de desafios em Balneário Piçarras que estão sendo programados, um para cada estação do ano.

A próxima prova será a Corrida de Outono, que ainda não tem data marcada e deve ser disputada pela estrada do interior do município, a partir da localidade de Lagoa.

Leia também:
Corrida de rua dia 09 de dezembro vai celebrar os 57 anos da emancipação de Barra Velha
Festival de Corridas reúne atletas amadores e profissionais na orla central
Disputas por vagas no Campeonato Catarinense de Futebol de Areia entra na reta final
 
  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click