Publicidade

Beto Carrero

Hospital Nossa Senhora da Penha vai realizar a ação entre 20 e 28 de fevereiro

Penha - Um mutirão de cirurgias por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) deve zerar a fila de espera no município por cirurgias de catarata. A informação foi divulgada pela Prefeitura nesta quarta-feia (7) e foi viabilizada por meio de parceria com o Governo do Estado. O mutirão será no Hospital Nossa Senhora de Penha entre os dias 20 e 28 de fevereiro. 

Quem precisa fazer a cirurgia deve procurar a Secretaria de Saúde de Penha para se inscrever na lista. Os que já estão inscritos devem receber uma ligação da equipe de saúde municipal para confirmar o agendamento.Os pacientes que trocaram número de telefone também devem procurar a Secretaria de Saúde para buscar informações.

“É importante atender ou dar retorno para não perder a vaga”, avisa a secretária de saúde de Penha, Elisama de Freitas Schulle. 

A catarata tem como principal sintoma a visão embaçada e é uma das doenças oftalmológicas mais comuns. Na maioria dos casos, atinge a população na faixa etária acima dos 60 anos e desenvolve-se lentamente. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a doença seja responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (Sigla), são 550 mil novos casos ao ano no Brasil, onde ela é responsável por 48% dos casos de cegueira. Em 2016, mais de 450 mil pacientes fizeram a cirurgia pelo SUS.

“Temos pessoas que estão a espera dessa cirurgia desde 2014”, aponta Elisama. 

Atualmente há 76 pessoas ainda na fila, mas o município pode fazer em torno de 100 cirurgias na ação do mutirão. Segundo o prefeito Aquiles da Costa, o Governo Municipal já articula meios para reduzir a fila por outros atendimentos especializados. 

 

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click