Publicidade

Yukanet
Urbanização não acompanha o ritmo de crescimento das cidades

 

Número de moradores de Penha, Piçarras e Barra Velha aumentou 2,7% em um ano, segundo estudo divulgado pelo Governo Federal

 

A população de Santa Catarina, em especial do litoral norte, cresce acima da média nacional. É o que revela estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, a população de Penha, Barra Velha e Balneário Piçarras cresceu em média 2,7% entre 2014 e 2015. A média do Brasil ficou em 0,83% e de Santa Catarina, 1,3%. Entre os três municípios, o maior aumento foi projetado para Barra Velha, 3,3%. Balneário Piçarras vem logo em seguida, com 3,2% e Penha em terceiro, com aumento populacional de 2,7%.


Em Barra Velha, a estimativa populacional para 1º de julho de 2015 é de 26.374 habitantes. Desde o último censo do IBGE, que contabilizou 22.386 habitantes em 2010, a população aumentou em 3.988 moradores. Um aumento de 15,1%.


As dificuldades econômicas para que o município acompanhe esse ritmo de crescimento acima da média são evidentes. Para atender à demanda por obras de pavimentação de ruas, as Prefeituras apostam nas contribuições de melhoria, por meio das quais os proprietários entram com parte dos custos da obra. De acordo com o secretário de Planejamento de Barra Velha, João dos Santos, os bairros Itajuba e Quinta dos Açorianos registram maior crescimento populacional. “A gente observa esse aumento pela quantidade de autorização para novas construções”, afirma.


Balneário Piçarras


O município entrou no grupo dos que têm população entre 20.001 e 50.000 habitantes, passando de 19.976 moradores em 2014 para 20.617 neste ano. Balneário Piçarras está entre as três cidades cuja população mais cresceu na Foz do Rio Itajaí (Amfri), atrás apenas de Itapema e Bombinhas.


Enquanto alguns escolhem Piçarras em busca de oportunidades de emprego, outros buscam descanso à beira mar. O aposentado Antônio da Silva, 65 anos, fez essa última opção, quendo veio do oeste catarinense para cá. “Moro há três anos. Já conhecia Piçarras antes, mas decidi morar em definitivo depois que me aposentei” - conta.


Penha questiona dados


Segundo a estimativa do IBGE, a população do município passou de 28 mil 718 habitantes, em 2014, para 29 mil 493 moradores neste ano. Se comparado ao Censo Demográfico de 2010, o crescimento foi de 17,31%.


Em nota oficial divulgada pela Prefeitura, o prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) disse que estuda questionar os números apontados pelo IBGE. De acordo com ele, mais de mil apartamentos foram construídos na cidade nos últimos anos, o que indica que Penha deva ter entre 32 e 35 mil habitantes.


Os dados determinam os repasses federais e estaduais aos municípios.

 

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click