Publicidade

Yukaline - Conecta você.
Ele faleceu na tarde desta terça-feira e será velado na Câmara Municipal de Itajaí

Da Região - A Câmara Municipal de Itajaí recebe a partir das 21h desta terça-feira, dia 12, o velório do ex-governador de Santa Catarina Antônio Carlos Konder Reis, que morreu durante a manhã, aos 94 anos. Membro de um dos clãs mais influentes da política catarinense, Konder Reis tinha raízes nos municípios da região, especialmente em Penha, onde residiu em Armação do Itapocorói.

O governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) decretou luto oficial de sete dias e registrou os serviços prestados “como exemplo de dignidade, retidão, competência e liderança política”.

Publicidade

Em nota de pesar, a direção do parque Beto Carrero World lembrou os esforços do então vice-governador para a consolidação do empreendimento em Penha:

"É com muito pesar que recebemos a notícia de falecimento do nosso querido amigo, Antônio Carlos Konder Reis. Figura importante da política de Santa Catarina, Konder Reis foi um grande incentivador das ideias de João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero. A família Beto Carrero World perde um amigo e apoiador deste sonho. Não temos palavras para expressar nossos sentimentos aos familiares, mas desejamos muita paz e conforto aos seus corações".

Trajetória

Antônio Carlos era filho de Oswaldo Reis e Elisabeth Konder Reis, irmão do poeta Marcos Konder Reis e sobrinho de Adolfo Konder, Arno Konder, Vítor Konder e Marcos Konder.

Foi eleito o deputado estadual mais jovem a tomar posse, com 21 anos, para o mandato de 1947 a 1951, reelegendo-se para o período seguinte pela União Democrática Nacional (UDN). Entre 1975 e 1979 foi governador biônico, nomeado pelo regime militar, cargo no qual foi substituído pelo primo, Jorge Konder Bornhausen.

Konder Reis foi governador biônico do regime militar (1975/79) e eleito vice para o período de 1991 a 1995 (Arquivo Agência AL)

Foi eleito deputado federal por dois mandatos (1955 — 1959 e 1999 — 2003); senador(1963 — 1975); vice-governador (1991) e  assumiu como governador, em 1994, sucedendo Vilson Kleinubing.

Era membro da Academia Catarinense de Letras, empossado na cadeira 22 em 30 de março de 1983. Antônio Carlos Konder Reis participou como relator adjunto da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a atual Carta Magna do país em 1988. Ele teve papel marcante entre os redatores do texto da primeira Constituição brasileira após o fim do regime militar.  

* COM INFORMAÇÕES DA ALESC E SECOM

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click