Publicidade

Yukaline - Conecta você.

Quem deixou para a última hora tem que se conformar com uma longa espera no cartório eleitoral

Da Região - Os eleitores de Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha que deixaram para fazer o cadastramento biométrico na última hora enfrentam uma longa fila. Em frente ao Cartório Eleitoral de Piçarras, funcionários precisam organizar o fluxo de pessoas que se concentram no local desde às 7h da manhã, com início de atendimento previsto apenas para as 12h. São mais de 450 atendimentos diários e a expectativa é de que o recadastramento eleitoral e o cadastramento biométrico não atinjam nem mesmo a marca de 70%.

Publicidade

Segundo o analista Thiago Ramos Magalhães, o ideal seria atingir no mínimo 80% da população. No entanto, a quase três semanas para terminar o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral – 07 de dezembro – o município registra 41% de adesão, enquanto Penha tem 42%.

Thiago explica que já se esgotou a possibilidade de agendamento através da internet e quem deixou para a última hora terá mesmo de enfrentar fila. A distribuição das senhas é feita diariamente a partir do meio dia. A prioridade continua sendo daqueles que fizeram o agendamento online, ou para pessoas com atendimento preferencial previsto em lei.

A moradora Michele de Andrade Silva estava na fila há pouco mais de três horas. Debaixo de sol, ela afirma que deixou para a última hora por conta do serviço, mas diz que sabia da necessidade.

- Agora não adianta reclamar, vamos esperar que logo chega a minha vez.

Já o aposentado Joaquim Bento Alves, 62 anos, conta que deixou para a última hora por não acreditar que se tratava de ato obrigatório e com possíveis penas.

Segundo Thiago, quem não fizer o recadastramento terá o título eleitoral suspenso, mas as complicações podem ser ainda maiores. Ele explica: caso a Receita Federal faça um pente fino após essa suspensão, o CPF do contribuinte também será suspenso [Nota da Redação: Esta informação foi desmentida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em nota publicada nesta terça-feira (22/11)]. 

Além dos eleitores que deixaram para a última hora, o fechamento da zona eleitoral de Barra Velha e São João do Itaperiú pelo Tribunal Regional Eleitoral também contribuiu para o aumento na demanda do Cartório Eleitoral de Piçarras.

Leia também:
Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click