Publicidade

Yukanet

Iniciativa busca estimular adoção de práticas e serviços dentro de critérios internacionais de avaliação

Penha - Qualificar os serviços é o principal desafio para a rede de hospedagem local, que conta com cerca de três mil leitos, mas ainda tem muitos estabelecimentos atuando na informalidade. A instituição do Selo de Qualificação do Turismo Responsável é a principal iniciativa do setor para estimular e atestar a adoção de boas práticas. O programa da Associação de Hotéis, Restaurantes e Lazer de Penha (Ahorepe) começou a ser implementado em 2015 e os primeiros três estabelecimentos receberam Selo Bronze em 2016. Durante solenidade de encerramento da entidade, dia 04, os três primeiros selos Ouro foram entregues.

Ao todo nove hotéis e pousadas, dos 19 associados à Ahorepe, já receberam certificações (bronze e ouro). Os estabelecimentos precisaram comprovar que atendem a requisitos estabelecidos na norma NBR ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade) e ABNT NBR 15401 (Meios de Hospedagem - Sistemas de Gestão da Sustentabilidade - Requisitos). 

Publicidade

- Em 2015 fomos desafiados pelo Beto Carrero World a buscar excelência nos serviços de hospedagem. Hoje vemos aqui o resultado de um grande trabalho - declarou o presidente da Ahorepe, Cleber Neumann, durante a solenidade.

Os seis hotéis e pousadas que receberam os primeiros Selos Bronze tiveram que atender a pelo menos 25% dessa norma. Procedimentos de recepção e limpeza, acomodações, gestão de resíduos e estrutura de lazer estão entre os itens avaliados. Para o Selo Ouro, é preciso atender a pelo menos 50% da norma. Três associados receberam essa validação: Hotel Conexão, Pousada Pedra da Ilha e Pousada Pé na Areia. 

Cleir Méri Estêvão, supervisora geral do Hotel Conexão afirma que mudanças significativas vêm sendo percebidas a partir da implantação do Selo, entre elas a redução dos custos operacionais na compra e manuseio de insumos.

- As vantagens são muitas, porém a mais significativa é a certeza de poder oferecer ao nosso hóspede excelência no atendimento - completa.

Para Danisa Virmond, gerente geral da Pousada Pedra da Ilha, as etapas para obtenção do Selo Ouro ajudaram a revisar processos já implantados e alinhar estratégias. Esse percurso, segundo ela, levou a equipe a promover mudanças de atitudes em busca de excelência.

O Selo de Qualidade foi instituído a partir  de convênio entre a Ahorepe e a Diretiva Consultoria. O projeto visa contribuir para vender Penha como destinação turística. O programa prevê a transferência da tecnologia e de conhecimentos baseados na Filosofia CTC – Comprometimento Total com o Cliente. O enfoque é o envolvimento das pessoas para o bom relacionamento no atendimento e otimização de recursos. O selo é auditado de forma independente e tem validade em todo o Brasil.

  

A solenidade de entrega do selo reuniu, além de empresários associados, colaboradores e diretoria, o vice-prefeito de Penha, Lindomar Ezier Schulle Filho, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina (ABIH/SC), Osmar José Vailatti, o diretor comercial do parque Beto Carrero World, Roberto Vertemati, e o presidente do Visite Itajaí Convention & Visitors Bureau, Wolfgang Roedel.

 

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click