Publicidade

Yukanet
Enredo narra a disputa pelo trono de ferro em uma época de caos climático (Foto: Divulgação)

Jornalistas coordenam no Brasil o projeto que pretende reunir a opinião de milhares de seguidores da produção

Itajaí -  Uma das produções de televisão de maior audiência é o foco de um estudo que mobiliza mais 50 pesquisadores em todo o mundo, entre eles duas professoras do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).  A pesquisa sobre a série de TV Game of Thrones (GOT) que pretende reunir a opinião de milhares de pessoas é liderada pelo professor Martin Barker, da Aberystwyth University, no Reino Unido e é coordenada no Brasil pelas professoras Valquiria John e Laura Seligman.

A realização do "Game of Thrones Reserch Project" no Brasil ocorre a partir dos grupos Monitor de Mídia, da Univali, e do Nefics, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), instituição na qual Valquiria é professora permanente.

Publicidade

Os pesquisadores buscam ouvir principalmente os fãs da série, mas qualquer pessoa que tenha assistido ao menos uma das temporadas da série está convidada a participar. A pesquisa desenvolve-se em âmbito online, simultaneamente em todos os países envolvidos. Trata-se de um questionário, hospedado no site do projeto: www.questeros.org. São 08 questões fechadas e 16 questões abertas, e leva cerca de 20 minutos para ser respondido. O questionário está em inglês, mas pode ser respondido no idioma que o participante desejar.

Os resultados e as descobertas do projeto serão disponibilizados publicamente. O questionário permanece online até o início de setembro de 2017, quando encerra a exibição da sétima temporada de GOT. O site do projeto apresenta todas as informações sobre a pesquisa, instituições e pesquisadores envolvidos.

O projeto de pesquisa é autofinanciado pelos envolvidos e não tem nenhum tipo de ligação com a HBO ou com o escritor George R. R. Martin, autor das Crônicas de Gelo e Fogo, que deu origem à série. O estudo é conduzido por um grupo de pesquisadores universitários com grande interesse em filmes e narrativas televisivas sobre fantasia. Alguns dos pesquisadores envolvidos também trabalharam no Projeto The World Star Wars, The World Hobbit Project e no The Watch of The Lord of the Rings Project.

Guerra dos tronos

Desde a primeira temporada, em 2011, até agora são seis temporadas exibidas pelo canal HBO, a oitava temporada deverá ser a última. A série criada por David Benioff e D. B. Weiss se passa em um tempo esquecido, quando uma força destruiu o equilíbrio das estações. Numa terra onde os verões podem durar vários anos e o inverno toda uma vida, as reivindicações e as forças sobrenaturais correm as portas do Reino dos Sete Reinos. Enquanto isso, conspirações e rivalidades correm no jogo político pela disputa do Trono de Ferro, o símbolo do poder absoluto.

* Com informações da Assessoria de Imprensa

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click