Publicidade

Yukaline - Conecta você.

Volume de mais de 50 mm em duas horas alagou ruas e casas

Barra Velha - A forte chuva que atingiu a região na noite de sábado (31) atingiu cerca de 190 pessoas no município, de acordo com levantamento inicial da Defesa Civil. Duas delas precisaram de resgate e foram retiradas da residência sem gravidade. Foram 54 mm de chuva em apenas duas horas, o suficiente para alagar diversos pontos da cidade. A população recebeu alerta de perigo.

Publicidade

Os pontos mais afetados foram aqueles que rotineiramente apresentam problemas de drenagem, na região do São Cristóvão, Itajuba, Centro, Los Angeles e Icaraí. Nessas localidades algumas casas foram invadidas pela água e em algumas delas o nível chegou a 40 cm ao nível da rua.

As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionados para um resgate sem feridos no bairro São Cristóvão, onde uma mulher e uma criança paraplégica estavam ilhadas. A sede da Secretaria de Assistência Social, localizada no mesmo bairro, também foi atingida. A Prefeitura não informou qual o valor do prejuízo.

    

Planejamento e prevenção

Segundo o Diretor da Defesa Civil, Elton Cunha, durante o dia foram enviadas seis mensagens de texto (SMS) através da telefonia celular para que a população pudesse se preparar para a forte chuva que estava para chegar.  Ele destaca que a prefeitura tem trabalhado na elaboração do plano de macrodrenagem para minimizar os efeitos da enxurradas e alagamentos.

- Foi feito o estudo e aprovado pela Câmara de Vereadores, que contempla o planejamento para os próximos vinte anos. Estamos priorizando as áreas de risco mapeadas e inclusive estamos com o projeto de macrodrenagem pronto para ser enviado para a Secretaria de Obras - afirma Elton.

Enquanto o planejamento não sai do papel, moradores e comerciantes começaram a semana reparando estragos. No centro, internautas registraram o momento em que a água invadiu muitos estabelecimentos:

O município é um dos 18 que fazem parte do projeto piloto do Serviço de Alerta via SMS da Defesa Civil Estadual. Para se cadastrar, é preciso enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 e informar o CEP de Barra Velha: 88390-000.

Leia também:

Atingidos por enchente na Penha podem se cadastrar para saque do FGTS

Mais sobre: alagamentos

Publicidade
X

Right Click

No right click