O Cardamomo é um tempero indiano, primo do gengibre, que tem propriedades como diminuir o mal hálito, melhorar a digestão e funcionar como alimento afrodisíaco.

Ele é uma baga que contém pequenas sementes em seu interior, mas também pode ser encontrado na forma de pó. O cardamomo pode ser usado em receitas doces e salgadas, como substituto do alho no refogado do arroz ou adicionado em doces como pudins e geleias. Também pode-se aromatizar o pão feito em casa, colocar no molho da carne, pudins, doces, saladas de frutas, sorvetes e licores, por exemplo.

A melhor forma de aproveitar o cardamomo é abrir as vagens na hora de usar, retirar os grãos e moer ou amassar. Dentro de cada vagem há cerca de 10 a 20 sementinhas. O cardamomo é da família Zingiberaceae, um arbusto com cerca de 1 e 1,50 metro de altura, com folhas grandes, flores brancas e frutos verdes, sendo originário da Índia.

Doce Indiano

Ingredientes:

- 500 ml. de leite
- 2 cucharas de açúcar
- 5 sementes de cadamono
- 1 g. de açafrão
- 10 g. pistache picado
- 10 g. castanhas de cajú

Modo de fazer:

1. Numa panela média, em fogo baixo, coloque o leite, o açúcar, as sementes de cardamomo, o açafrão, o pistache e a castanha de caju.

2. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minuto, ou até a mistura ficar cremosa. Passe para cumbucas ou formas uniformes e leve ao freezer por 30
minutos.

3. Sirva polvilhado com pistache picado

X

Direitos Reservados

No right click