fbpx

A tapioca é feita da goma de mandioca (ou aipim ou macaxeira) hidratada. Há quem coloque uma pitada de sal na massa, e só! Não vai um pingo de óleo ou gordura na massa e nem no preparo, assim como nenhum outro ingrediente. Por ser feita apenas de mandioca, a tapioca é um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten. Lembrando que o glúten é uma proteína que favorece o acúmulo de gordura, prejudicando o intestino e causando inchaço.

Além de tudo isso, vale lembrar que outro super benefício da tapioca é o seu delicioso sabor, e a possibilidade de prepará-la com diferentes recheios! Assim, a tapioca pode ser incluída na alimentação em diferentes horários do dia. Depende de alguns fatores, como: a quantidade que comer, o que utilizar como recheio e em que momento comer (uma tapioca de brigadeiro de sobremesa, por exemplo, com certeza irá engordar). Brincadeiras à parte, a tapioca é, sim, uma ótima opção de carboidrato, podendo fazer parte de uma alimentação saudável.

Continua depois da Publicidade

Apesar de ser um carboidrato simples (que vira gordura rapidamente), tem o índice glicêmico menor do que o pão branco e não tem gordura ou glúten. Para quem quer controlar o peso e não vai utilizá-la como pré-treino, uma dica é incluir na tapioca (no recheio ou na massa) ingredientes ricos em fibras, como chia ou linhaça triturada.

Assim, é possível reduzir o índice glicêmico da preparação, o que evita o aumento de peso e ainda aumenta seu valor nutricional. Uma tapioca feita com 2 colheres de sopa de massa possui cerca de 70 calorias.

Pudim de Tapioca

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de tapioca granulada;
  • 1/2 litro de leite;
  • 1/2 garrafa pequena de leite de coco;
  • 1 pacote de 50 g. de coco ralado seco;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 3 ovos

Modo de Fazer:

  1. Levar ao fogo o leite e a tapioca, fazer um mingau e deixar esfriar por completo (ficará como se fosse um grude, mas é normal).
  2. Acrescentar o leite condensado e o coco ralado.
  3. Bater os ovos no liquidificador com o leite de coco e misturar com o restante.
  4. Caramelar a forma e assar em banho-maria por aproximadamente 40 minutos.
Author: Mila SchreiberEmail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Leia Mais

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click