fbpx

O Grão de Bico é utilizado para preparar diversos pratos saborosos, desde saladas, sopas e até sobremesas. Oriunda do Oriente Médio, e ainda bastante consumida nessa região, a leguminosa é também um alimento de muita relevância para a culinária grega, italiana, portuguesa, espanhola e indiana.

Uma receita árabe muito famosa é a pasta de Grão de Bico, também denominada de Homus Tahine. Ele também é uma fonte de proteínas importante para os vegetarianos. A leguminosa ainda é rica em ácido fólico e apresenta boas quantidades de outras vitaminas do complexo B.

O grão de bico também possui as vitaminas K, E e C. Com relação aos minerais, em ordem decrescente de quantidade, ela é fonte de fósforo, ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio. O elevado teor proteico e de fibras do Grão de Bico compensa suas calorias. O processo de digestão de proteínas é efetivamente mais lento, o que promove uma sensação de saciedade e, por consequência, uma redução do consumo alimentar.

As fibras do Grão de Bico ajudam a emagrecer pelo mesmo motivo, por fazer você se sentir mais “completo”. Os benefícios do grão de bico para os músculos são proporcionados pelo seu conteúdo de proteína, amido e de ferro. 

A proteína é um nutriente essencial para o desenvolvimento muscular. O ferro é outro nutriente importantíssimo para se ter um saldo energético positivo. Constituinte da hemoglobina, o mineral participa do fornecimento de oxigênio às células, gás utilizado durante a síntese de energia via respiração aeróbica.

2019_08_03_11h15_grao_bico.jpg

Hamburguer de Grão de Bico (receita vegana)

Ingredientes:

  • 1 xícara de grão-de-bico cozido e escorrido;
  • 2 colheres (sopa) de azeite (aproximadamente);
  • 1 cenoura crua ralada no ralo fino; 1/2 cebola picada;
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada; 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos;
  • 1 colher (sopa) de farinha de rosca sem glúten (até dar liga);
  • sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Fazer:

  1. Aqueça o azeite e refogue a cenoura, a cebola, a salsinha, e a aveia.
  2. Tempere com sal e pimenta. Reserve. 
  3. Amasse o grão-de-bico com garfo ou use o processador até formar uma pasta grossa.
  4. Junte os demais ingredientes e misture manualmente.
  5. Adicione a farinha de rosca até dar liga e mexa mais.
  6. Divida a massa e modele os hambúrgueres.
  7. Leve a geladeira por 1 hora, no mínimo.
  8. Asse em grelha ou no forno

Obs: O grão de bico precisa ficar de molho antes de cozinhar

Author: Mila SchreiberEmail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Leia Mais

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click