Publicidade

Yukanet

A rica combinação de especiarias, ervas e frutas da culinária tailandesa reúne uma mistura de sabores e aromas variados, combina sabores picantes, doces, salgados e ácidos, embora leve pouco sal, açúcar e óleo. As porções são pequenas e leves, já que o hábito local é consumir até dez delas por dia.

Traços das culinárias chinesa e indiana se fazem presentes em pratos à base de arroz e curry, respectivamente; mas influências de outras culturas também deixaram marcas importantes, como a pimenta-malagueta, introduzida na região por comerciantes portugueses no século XVI.

A exótica cozinha tailandesa combina dois mundos que nem sempre andam juntos: além de sofisticada na mistura de sabores e aromas, também é exemplo de comida saudável, que abusa de verduras, frutas, legumes e temperos frescos. Resultado de uma fusão centenária de influências ocidentais e orientais, ainda tem o charme da apresentação primorosa. E não é privilégio de restaurantes estrelados: por todo o país, ruas e feiras oferecem experiências gastronômicas baratas e a céu aberto.

O fundamento básico da culinária tai é o arroz, que pode ser preparado frito, no vapor ou cozido. Os noodles, macarrões de arroz, são o fast-food tailandês, compondo sopas ou fritos. Os legumes mais comuns, abóbora, pimentão, brócolis e vagem, costumam ser salteados na wok para ganhar textura crocante. Papaia, manga, tamarindo, banana, jaca e goiaba estão entre as suculentas frutas típicas. Completam essa festa de sabores camarões, lagostins, lulas e polvos; as pimentas malaguetas, que não podem faltar no curry verde ou vermelho; a galanga, raiz da famílIa do gengibre; o coentro, o capim-limão, as folhas de limão kaffir e o leite de coco.

Salada Thailandesa de Papaia Verde 

Ingredientes:

• 2 xícaras de mamão verde sem casca e ralado 

• 1 colher de amendoim torrado,

• 3 dentes de alho,

• 1 colher de camarão seco ou 1 tablete de camarão (cubo concentrado) e 1 galho de coentro fresco (tudo triturado)

• 1 tomate sem pele e sem sementes cortado em tiras 

• 6 vagens cortadas na vertical (em tiras) cozidas ao dente

• 2 colheres de açúcar mascavo   

• 2 colheres de suco de limão

• 2 colheres de óleo de gergelim torrado

Modo de Fazer:

1. Comece triturando bem os ingredientes: amendoim, coentro, alho, camarão seco ou tablete até formar uma pasta. 

2. Misture a papaia verde ralada com os tomates e as vagens.

3. Junte o suco de limão, o açúcar mascavo e o óleo de gergelim torrado e misture com  a pasta do início da receita até formar um molho. 

4. Por último, respingue o molho na papaia, tomate e vagens e sirva. 

Author: Mila SchreiberEmail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Leia Mais

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click