Publicidade

Yukanet
Skordalia de Batata (Receita Grega)

 

A Grécia tem uma tradição culinária antiga, com uma história de vários milênios; ao longo do tempo, esta culinária evoluiu, absorveu diversas influências, e acabou influenciando, por sua vez, as culinárias de outros locais. Alguns dos pratos e bebidas datam da Grécia Antiga: skordalia, por exemplo, um grosso purê de batatas, nozes, amêndoas, alho e azeite.

 

A culinária grega é muito diversificada, e embora existam diversas características em comum entre as tradições culinárias das diferentes regiões dentro da Grécia, existem também muitas diferenças, o que torna difícil apresentar uma lista completa dos pratos mais representativos.

 

Os nomes de muitos dos pratos atuais vêm da tradição culinária otomana, e revelam suas origens árabes, persas e turcas, como mussaca (moussaka), uma espécie de lasanha feita de berinjela, carne moída e tomate assados; baclavá (baklava), massa folhada doce com recheio típico; tzatziki (do turco cacık), iogurte com alho e pepino picado.

 

A dieta mediterrânea muito em moda na atualidade está baseada em ingredientes da culinária grega: berinjelas, alho, abobrinhas, pepinos, azeite de oliva, nozes e frutas secas.


Skordalia de Batata (Receita Grega)


Ingredientes:


• 1 kg de batatas • 2 ou 3 dentes de alho (ou mais, a gosto) esmagados • Sal • Azeite • Vinagre de vinho branco ou suco de limão
• Pimenta branca (opcional)


Modo de Fazer:
1. Cozinhe as batatas com meia colher de sopa de sal. Escorra as batatas e reserve a água.


2. Amasse bem as batatas e junte o alho.


3. Adicione ¾ de xícara da água reservada e misture bem.


4. Tempere com azeite, vinagre ou suco de limão, sal e pimenta a gosto.

Author: Mila SchreiberEmail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Leia Mais

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click