Publicidade
topo outroolhar
Empresa decidiu deixar de pagar comissão às lojas de aplicativos

Tem sido frequente nos últimos meses que desenvolvedores questionem as regras das lojas de aplicativos "App Store", da Apple, e "Google Play", para dispositivos Android. Especialmente quando a questão envolve programas pagos, ou com algum sistema de assinatura digital. Nesses casos, 30% da receita deve ser destinada às duas empresas. 

A Epic Games, empresa dona de grandes títulos multiplayer e multiplataforma, resolveu ir além das críticas. Lançou um sistema próprio para venda direta de "V-Bucks", a moeda interna do mais recente sucesso "Fortnite".

Como agora os pagamentos não são mais processados pelas donas das lojas de aplicativos, a oferta ainda garante descontos para os usuários - e mais lucro para a Epic Games.

19 17h30 rota digital fortnite 1 255ab
"Fortnite" é o sucesso do momento entre os games da Epic Games (Imagem: Reprodução)

A reação da Apple foi rápida, com a remoção do Fortnite da loja de aplicativos, impedindo o download e instalação para novos usuários. Pouco tempo depois a Google tomou a mesma medida.

Ao revidar, a Epic Games mostrou que já estava planejando o boicote à lojas de aplicativos há algum tempo. Lançou a campanha #FreeFortnite, com uma paródia do clássico do cinema “1984”, em que os personagens do jogo são submetidos à ditadura de uma "maçã", que controla tudo e todos.

Logo na sequência, a Epic Games ainda abriu na justiça dos Estados Unidos um processo contra Apple e Google, em que acusa as duas gigantes de monopólio no mercado da distribuição de aplicativos para dispositivos móveis.


Nos desdobramentos mais recentes da batalha, a "empresa da maçã" ameaçou cancelar e bloquear completamente todas as contas e acessos de desenvolvimento da Epic Games nas plataformas da empresa.

Mas pouco tempo depois, mudou o tom e afirmou que este é um problema que a própria Epic Games criou e pode resolver - se atualizar o game Fortnite para um formato de vendas que respeite os termos da loja de aplicativos da Apple.

19 17h30 rota digital fortnite 46876
Campanha #FreeFortnite faz paródia do clássico do cinema "1984", inspirado na obra de George Orwell (Imagem: Reprodução)

Ainda é cedo para se prever um desfecho para esta situação, mas principalmente, de que forma poderá afetar positivamente ou negativamente usuários e desenvolvedores das plataformas.

Vamos acompanhar essa “contenda” de perto!


X

Direitos Reservados

No right click