fbpx

YouTubers de todo o mundo, e também do Brasil, têm se mobilizado contra o chamado “Artigo 13”, trecho da Diretiva de Direitos Autorais, em discussão na União Europeia, e que, caso se torne realidade, pode trazer mudanças grandes e irreversíveis ao YouTube, Facebook, Instagram, e mais - não só na região.

O referido artigo determina que as plataformas na internet devem contar com ferramentas para combater a violação dos direitos autorais por parte de usuários e produtores de conteúdo; caso não consigam realizar este tipo de controle, as plataformas também poderão ser notificadas, processadas e inclusive multadas pelas violações.

Isso se aplica por exemplo a um item do cenário que seja de algum filme ou desenho famoso, ou trecho de vídeo ou música. A maioria das plataformas já conta com ferramentas para inibir este tipo de violação, porém caso este artigo seja aprovado, a interpretação se torna muito mais ampla e ‘perigosa’ para criadores e plataformas, o que pode levar por exemplo o YouTube a simplesmente “desligar” sua plataforma na União Europeia, a fim de evitar problemas.

A própria CEO do YouTube, Susan Wojcicki veio a público expor sua preocupação com o artigo, além de grandes nomes como Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web (a base da internet como conhecemos hoje), Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, entre outros.

 
Leandro Cardozo de Souza
Author: Leandro Cardozo de SouzaEmail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Editor
Leia Mais

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click