Publicidade
topo outroolhar
ALÉM MAR
No litoral norte-catarinense é comum o avistamento de grandes cargueiros eu os avisto com frequência da minha janela

As empresas cargueiras marítimas constroem grandes navios capazes de transportar milhões de toneladas. O batismo dos navios é feito nos países e portos de origem dessas extraordinárias embarcações. 

APL, China Shipping Container Line (HK), Cosco, Evergreen Line, Hamburg Sud, Hanjin Shipping, Hapag-Lloyd, Hyundai Merchant Marine, 'K' Line, Maersk Line, MSC, MOL, NYK, OOCL, PIL são alguns dos armadores responsáveis por frotas que singram os mares do planeta entre um hemisfério e outro. Seus navios cargueiros chegam a medir 400 metros de comprimento e a pesar mais de 140 mil toneladas.

No momento, o título de maior navio cargueiro porta-contêineres do mundo pertence ao Hyundai Algeciras, com 400 metros de comprimento e capacidade para 23.964 TEU, pertencente à empresa sul-coreana de transporte marítimo Hyundai Merchant Marine (HMM).

20 19h outroolhar hyundai algeciras 38da1
Maior do mundo: Hyundai Algeciras tem 400 metros e capacidade para 23.964 TEU (Imagem: Divulgação)

Pelas cargas valiosas que transportam, os cargueiros tornam-se alvo de pirataria, notadamente em alguns locais como a Costa da África, por onde alguns comandantes chegam mesmo a recusar-se a navegar.

Os piratas, em geral fortemente armados, encostam embarcações e tomam de assalto os navios fazendo os tripulantes de reféns. Não se intimidam nem mesmo sabendo que cada um desses gigantes é monitorado por centrais de controle, pois sabem que é pequeno o número de tripulantes já que a bordo quase tudo é automatizado.

20 19h outroolhar pirataria 47a34
Piratas saqueiam navio e matam capitão na Venezuela, em fevereiro de 2020 (Foto: Farah Abdi Warsameh | AP)

Movidos a diesel marítimo, a gás ou ainda a biodiesel, energia elétrica e solar, os gigantes dos mares encaram perigosas travessias oceânicas e, com suas bandeiras, chamam a atenção quando se deslocam ou atracam.

No litoral norte-catarinense é comum o avistamento de grandes cargueiros em trânsito a partir dos portos de Itajaí e Navegantes. Eu os avisto com frequência da minha janela.

Eles apontam nas proximidades da Ilha Feia e por vezes consigo divisá-los e até mesmo identificá-los segundo suas cores e suas bandeiras: os navios de passageiros da MSC são de cor azul-escura enquanto os cargueiros da mesma companhia pintam-se de branco e vermelho.

20 19h outroolhar porto itajai 4cbad
Os navios que costumamos avistar por aqui, aportam em Itajaí e Navegantes (Foto: Secom | Itajaí)
Author: Matheus da Silveira Marques
Colaborador especial do Expresso das Praias, Matheus da Silveira Marques, oferece Outro Olhar para assuntos bem específicos: das disputas mais acirradas da Fórmula-1 às novidades da indústria em tempos de pandemia. Escrever para o Expresso das Praias é mais um dos desafios para ele que é o primeiro autista bacharel em história de Santa Catarina.
Leia também:

X

Direitos Reservados

No right click