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Em tempos de crise é importante que a comunidade apoie o comércio local, mas o que os pequenos negócios têm feito para conquistar o cliente?

Durante a crise do Covid-19 é importante que a comunidade num todo apoie os pequenos comércios locais. Além de evitar um deslocamento mais logo, apoiar o comércio do seu bairro também gera emprego local e garante a sobrevivência das empresas. Ajuda para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e de seus respectivos bairros.

Os pequenos negócios são responsáveis por mais da metade do emprego formal no país e por quase um terço de toda a nossa riqueza. E em nossa região isso não é diferente.

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Portanto, em tempos de crise de Covid-19, quero ressaltar a importância do consumo consciente, valorizando empreendedores locais e apoiando pequenas empresas durante esta temporada de isolamento devido a Pandemia.

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Afinal, o distanciamento social e as quarentenas impostas pelo governo são importantes para a saúde da comunidade, mas péssimas para a saúde das pequenas empresas, que sofrem ao verem suas vendas diminuindo cada vez mais.

Mas, em contrapartida, como anda o atendimento, e o que esses pequenos comércios de nossa região têm feito para que os consumidores deixem de comprar de grandes redes ou em outras cidades, para comprar em seus respectivos locais ou estabelecimentos?

O fator fundamental para o sucesso de qualquer empresa seja ela grande, média, pequena ou micro, é o RESPEITO e o COMPROMETIMENTO com o cliente.

O que o Empreendedor precisa entender é que dificilmente alguém compra de alguém por pena. O pequeno comércio também dificilmente vai conseguir competir com o preço de um grande varejista, pois o poder de barganha sempre vence, seja ele qual for o fornecedor.

Diferencial

Por este motivo, o comércio local deve determinar algumas ações em relação a esta competitividade, e a principal delas é o diferencial no atendimento e o preparo dos profissionais junto ao público. O comprometimento e o acolhimento são fatores fundamentais para conquistar o cliente principalmente neste período.

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Métodos de vendas e de atendimento ajudam a conquistar esses clientes. Nenhum grande varejista trabalha sem um método eficaz de atendimento. Por isso muitos investem em treinamentos para as equipes que estão à frente do negócio.

Dificilmente nós ouvimos falar de alguma rede varejista que tenha nascido grande. O grande diferencial das empresas de maior porte para o pequeno é exatamente a visão em relação ao futuro e onde a empresa realmente pretende chegar.

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Para a grande maioria de pequenos empreendedores, treinamentos de vendas ou de atendimento ao público estão relacionados a GASTO ou DESPESA. Enquanto para a maioria das grandes redes, treinamentos significam INVESTIMENTO.

Capacitar o profissional que lida diretamente com o público é essencial, independente do tamanho do seu negócio, pois isso mostra que sua empresa tem visão e que está preocupado diretamente com seus clientes e sua comunidade num todo.

Sem falar que isso eleva os resultados financeiros de forma positiva. Muitas vezes a diferença de uma grande empresa para uma pequena empresa está em detalhes e atitudes que podem fazer toda diferença para o consumidor.

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Abaixo segue uma lista de 10 principais diferenciais que separam os grandes dos pequenos, levando em consideração que muitas vezes o tamanho não está relacionado à estrutura física da empresa, e sim na VISÃO DE ONDE A SUA EMPRESA QUER CHEGAR, seja qual for o seu tamanho.

1) O pequeno se preocupa com preço, o grande com o valor.
2) O pequeno vende produto, o grande vende beneficio.
3) O pequeno demonstra o produto, o grande encanta com o produto.
4) O pequeno atende o cliente, o grande acolhe o cliente.
5) O pequeno tem metas, o grande tem objetivos.
6) O pequeno procura clientes, o grande busca relacionamento.
7) O pequeno muitas vezes faz, o grande gera demanda.
8) O pequeno ensina o colaborador, o grande o capacita.
9) O pequeno busca ser forte, o grande busca ser resistente.
10) O pequeno pensa nas atitudes, o grande também nas consequências.

Aprenda com os grandes, eles não são grandes por acaso.

E lembre-se: a hora de fazer a diferença não é agora; É SEMPRE!!!


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