Publicidade
topo outroolhar

Não importa o tamanho do seu negocio: PENSE GRANDE! O Brasil hoje é um dos países com maior numero de empreendedores no mundo. Existem hoje quase 23,0 milhões de CNPJ ativos. Desses, cerca de aproximadamente 10,0 milhões são no formato MEI (MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL) que são aquelas empresas geralmente criadas pelo trabalhador informal ou pequenos estabelecimentos que empregam de modo formal até um funcionário.

Nesse contexto a figura MEI surgiu em 2008. Com o desemprego elevado, aumento do trabalho por conta própria, vantagens como aquisição de CNPJ e direito a benefícios previdenciários impulsionaram o registro do mesmo desde então.

Os MEIs assumem um papel importante para economias locais e regionais. Em contrapartida, um estudo realizado em 2019 aponta que a cada 10 empresas abertas nesta categoria, cerca de três, pedem o cancelamento do MEI e fecham com menos de dois anos de atividades.

27 17h30 empreender 4 0171b
(Imagem: Freepik)

Estes números se tornam ainda maiores quando falamos de estabelecimentos abertos com menos de quatro anos. Esses números são de dados nacionais, toda via em nossa região, os números não são diferentes, levando em consideração o alto índice de solicitação de aberturas de MEI feitas mensalmente. Isso acontece principalmente por se tratar de uma região praiana, o que eleva o numero de trabalhadores ambulantes nas praias, durante a temporada de verão.

Não podemos esquecer também que estes números não levam em consideração a crise econômica que estamos passando devido a Pandemia, já que a mesma se fez presente nos meses de março, abril e maio deste ano.

Mas de modo geral, o que realmente faz com que este índice negativo de cancelamento de CNPJ seja tão excessivo?

27 17h30 empreender 3 0a213
(Foto: Rirachardz | Freepik)

Todo e qualquer Empreendimento, seja ele; micro, pequeno, médio ou grande porte, precisa de Planejamento para sua criação. Além de planejamento, é de extrema importância ter GESTÃO no seu negocio, pois nem sempre pelo fato da pessoa ter conhecimento ou habilidade em uma área de mão de obra específica, ela será bem sucedida em seu negocio. Na pratica o que isso que dizer?

Nem sempre, por você ser uma boa cabeleireira, você será uma boa dona de salão. Não é porque você é um bom açougueiro que você será um bom dono de açougue. Não é porque você é um ótimo padeiro que você será um bom dono de padaria e assim por diante. Independente de sua área de atuação, e do tamanho do seu negocio é preciso muito mais do que conhecimento técnico.

É mais do que necessário, um conjunto de elementos que elevem o seu nível de preparo. Quando se abre um negocio, automaticamente você esta correndo riscos. Não existem negócios sem riscos. E muitas vezes esse risco é financeiro. O que deve automaticamente redobrar sua atenção, pois podemos estar falando de uma economia ou de uma poupança de uma vida toda. E, as vezes, muito mais do que valor financeiro, estamos colocando nossos sonhos no negocio. Mas na pratica, o que podemos fazer para diminuir o risco real?

27 17h30 empreender 1 54e51
(Foto: Rirachardz | Freepik)

Veja como algumas ações simples podem fazer a diferença na hora de empreender; Comece planejando, pesquise os seus concorrentes, analise quem será seu cliente, onde você irá busca-lo e qual o seu potencial de compra, determine um nicho de produto (lembre-se que às vezes menos é mais), elabore planos de ações, tenha metas, construa objetivos, analise custos, se precisar procure ajuda especializada, seja parceiro de seus fornecedores, e o principal: INOVE SEMPRE!

E não se esqueça: Empreender gera riscos, toda via, é a sua gestão que vai determinar o tamanho desse risco. Não faça parte de uma estatística negativa. Não importa o tamanho de seu negocio: EMPREENDER REQUER GESTÃO!