topo outroolhar
DESPEDIDA
O Expresso das Praias deixa de circular em Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha a partir do dia 31/05/2021

O Expresso das Praias começou a circular em março de 2013 com a proposta de ser mais do que um semanário impresso.

Na segunda década do século 21, fomos o primeiro veículo a cobrir diariamente em formato multimídia as cidades de Balneário Piçarras, Penha e Barra Velha.

Essa nova dinâmica de transmitir informações já era uma realidade há tempos, desde que a internet tornou acessíveis recursos como áudio, vídeo, e outras interações com o leitor.

Mas essas ferramentas ainda não eram exploradas em sua plenitude no cenário local, se resumiam a reproduzir o que o impresso já registrava.

Primeira Edição - 23/03/2013

Ao abrir caminho pela internet, com a expansão do acesso à banda larga e das redes sociais, o Expresso das Praias conquistou espaço em um mercado editorial saturado e muito competitivo.

Mas não foi apenas pelo uso inovador da tecnologia que buscamos nos guiar. O que nos motivou foi o desejo de fazer Jornalismo focado na prestação de serviço sempre com enfoque local.

Tivemos a mesma disposição para buscar sempre os muitos contrapontos de cada notícia.

Nosso trabalho para apurar, checar e repercutir informações sempre esteve voltado para o interesse público. Jornalismo feito para fazer pensar.

Assim, em pouco mais de oito anos, passaram pela redação do Expresso das Praias nomes conhecidos da imprensa regional e estadual e surgiram também novos profissionais que se formaram enquanto estagiavam conosco.

Por sete anos trilhamos dois caminhos: impresso e online. E nesses nossos dois meios contamos também com a contribuição de mais de dez colunistas que escreveram para o Expresso das Praias sobre os mais diversos assuntos.

Os sabores da cozinha mundial, com Mila Schreiber;

As travessuras e enrascadas da Turma da Tia Bilica, contadas por Gilberto Cardozo;

E as muitas histórias de quem ajuda a formar a história de todos nós, registradas na coluna "Preamar" por Jane Cardozo da Silveira. Jornalista, tia, amiga, revisora e sempre um guia para todos que tiveram o privilégio de com ela atuar ao longo dessa jornada.

Com George Menezes, acompanhamos as novidades da tecnologia e do mundos dos games;

Ana Paula Salvador nos colocou por dentro dos eventos e pessoas em destaque na região.

Pelo mundo da Moda, Thiara Assumpção mostrou que o chique hoje em dia é ser sustentável. 

Mais recentemente, entraram ainda para esse time:  Matheus da Silveira Marques, com "Outro Olhar " sobre nosso dia-a-dia; Jonatan Gentil e a "Arte Expressa;" Henrique Harmonia, com infomrações de turismo e viagens. Além de outros tantos que registraram sua opinião no Expresso, como: Felícia Oliveira, Aline Wernke, Maiara Wernke e Telma Tatiane.

Todo o conteúdo produzido pela reportagem e por nossos colunistas sempre foi editado especialmente para quem nos acompanha nos dois formatos, impresso e online.

Em 2020, a crise provocada pela pandemia de Covid-19 mudou a rotina de todo mundo - e a nossa também.

Antecipamos a migração para o formato totalmente digital, algo que já planejávamos desde o começo, mas que precisamos antecipar por conta do cenário econômico.

Então, após 521 edições semanais e quinzenais, passamos a focar ainda mais nosso trabalho no conteúdo multimídia, com mais reportagens em vídeo e participação do público.

As entrevistas por vídeochamada ganharam ainda mais espaço e promovemos com sucesso os primeiros debates em vídeo ao vivo entre os candidatos a prefeito nas cidades de Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha, com audiência de mais de 30 mil espectadores nos três eventos.

Com uma corrida eleitoral encurtada por causa da pandemia, nossa cobertura incluiu uma série de entrevistas que ajudou os eleitores a conhecerem melhor os candidatos dos três municípios.

Agora, em 2021, o Expresso das Praias vai chegar à última estação. A partir de junho, vamos seguir novos rumos, certos de que cumprimos com nosso papel e contribuímos para ampliar o debate em torno de temas importantes para as comunidades em que atuamos.

Entre as pautas que mais repercutiram os temas da corrupção, violência, falta de transparência na administração pública e crimes ambientais estiveram entre as principais manchetes.

Mas também teve muito espaço, e muitas capas, para celebrar conquistas, valorizar a arte e a cultura local, registrar o cotidiano e refletir sobre ele.

Por isso, também buscamos sempre repercutir aqui os fatos que são notícia no Brasil e no mundo e como eles afetam as cidades em que o Expresso das Praias circulou.

Todo esse acervo ficará à disposição no site do Expresso das Praias, assim como as edições impressas digitalizadas que devem ser disponibilizadas em breve.

Somos gratos a todos os profissionais, amigos, anunciantes, colunistas, e, principalmente, aos leitores e assinantes que estiveram conosco ao longo dessa trajetória.

Muito obrigado e um grande abraço!

X

Direitos Reservados

No right click