fbpx
topo_daredacao.png

A farsa da revisão do Plano Diretor de Balneário Piçarras volta a estampar as páginas do Expresso das Praias, depois que a Prefeitura e a Justiça local ignoraram praticamente todas as irregularidades apontadas pelo Ministério Público a partir de um inquérito civil. Desde o começo desse processo - que deveria ser transparente e incentivar a participação da comunidade - a pauta tem sido escamoteada estrategicamente para que apenas os interesses de especuladores sejam atendidos.

Saiba Mais: Câmara avalia primeiras emendas ao projeto do prefeito para revisar Plano Diretor

Como o Expresso das Praias vem noticiando desde então, pouco se divulga a respeito: o que se pretende mudar e por quê? Em quais estudos e dados se embasam essas mudanças?

Além da falta de transparência e da evidente falta de interesse em divulgar o que está em discussão, a condução do processo é cercada por outros indícios de que há, sim, manipulação para direcionar as políticas de desenvolvimento urbano ao interesses apenas dos empresários ligados à especulação imobiliária.

E ninguém fez muita questão de esconder a articulação espúria para manipular o que deveria ser uma ferramenta democrática de planejamento. Desde a formação do grupo responsável pelo trabalho até a completa falta de informações a respeito do debate fica claro quais são as intenções do Governo Municipal: favorecer o lucro dos especuladores.

Por isso, a partir desta semana, começamos a detalhar quais são as principais mudanças em discussão e qual os impactos que podem gerar na comunidade.

Afinal, o planejamento é feito para atender às demandas da cidade ou o lucro de quem vê a superocupação do solo como modelo de desenvolvimento?

Leia também: 
Câmara avalia primeiras emendas ao projeto para revisar Plano Diretor
Promotor aposta em mais participação popular no processo de revisão do Plano Diretor
Debate vazio; plano imperfeito
"Isso aí é uma farsa": especialista que denunciou revisão do Plano Diretor fala ao Expresso das Praias
Juíza analisa ação para impedir que novo Plano Diretor seja votado na Câmara
Proposta para o Plano Diretor inclui aumento na altura de prédios na quadra da praia

 

Leandro Cardozo de Souza
Author: Leandro Cardozo de SouzaEmail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Editor
Leia Mais

  • 1
  • 2
X

Right Click

No right click