Publicidade

Beto Carrero

Repertório com sucessos da música pop entusiasmou público

Barra Velha - Após anunciar o término das atividades, a banda de percussão marcial Vanguarda Catarinense voltou atrás na decisão e conquistou mais um título no último fim de semana de setembro. A banda foi campeã do 10º Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas, etapa Sul, que reuniu 53 bandas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul na cidade de Pouso Redondo (SC). Segundo a coordenação, a decisão é de continuar os ensaios mesmo sem apoio do poder público e da iniciativa privada.

Leia também: Sem apoio local e sem recursos, maestro anuncia fim da Banda Vanguarda Catarinense

Publicidade

A Vanguarda Catarinense diminuiu de tamanho para viajar com 30 integrantes e disputou a competição em duas categorias: banda de percussão marcial com liras até 29 teclas, e banda com instrumentos melódicos. Nas duas categorias, foi premiada com o primeiro lugar. Outros blocos como balisa, corpo coreográfico, mor de comando e pelotão de bandeiras também tiveram destaque.

Na primeira apresentação da noite, o grupo interpretou as peças “Requiem” e “O Ovo”. Na outra categoria, levantou o público com “Piratas do Caribe” e o hit “Despacito”. Como música de saída, os barravelhenses levaram o ginásio ao delírio ao interpretar o funk “Malandramente”.

 

 "O Ovo", Vanguarda Catarinense no X CONFABANSUL - liras 29 teclas

 

"Despacito" -  Vanguarda Catarinense no X CONFABANSUL

 

"Piratas do Caribe" -  Vanguarda Catarinense no X CONFABANSUL 

 

Há vagas

O próximo desafio é participar do Campeonato Estadual, que será realizado no dia 18 de novembro na cidade de Presidente Getúlio. Para isso, novas vagas estão abertas em todos os setores da banda para crianças de 12 a 16 anos. A intenção é sair da categoria Sênior e disputar essa competição na categoria Infanto. O grupo terá pouco mais de um mês para os ensaios, o que Carlos acredita ser o suficiente, considerando que manterá uma base experiente.

A participação da banda na competição realizada em Pouso Redondo só foi possível graças ao apoio de outras bandas que cederam os instrumentos. Cadu conta que esteve na prefeitura para solicitar o empréstimo dos instrumentos recém-comprados para a Fanfarra Municipal, mas o pedido foi negado pela secretária de Educação, Rosemary dos Santos. Ela explicou que não pode emprestar algo que é patrimônio público municipal.

A Fanfarra Municipal Professora Onédia Maria de Barros tem um vasto histórico de vitórias em concursos, quando Cadu e seus alunos ainda integravam a corporação. Após o desligamento, motivado por divergência política, a Fanfarra Municipal passou a ensaiar apenas para o desfile cívico do 7 de setembro. Depois que o tema repercutiu na internet, a coordenação da Fanfarra Municipal informou que também levará seus alunos para competir no campeonato estadual. 

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click