Publicidade

Beto Carrero

Confira o roteiro de eventos que celebram tradições dos primeiros colonizadores

Estado -  A principal festa popular de Itajaí tem três pavilhões e mais de cem atrações gratuitas. A abertura, dia 5, foi marcada pela sangria do primeiro barril de chope com a presença do mascote, Marejão, que posou para fotos e recebeu o carinho do público. A Marejada 2017 segue até dia 15 com muito música para embalar os visitantes que poderão aproveitar o carro-chefe da festa: a gastronomia. São opções para todos os gostos e bolsos. Por todo o estado, descendentes de alemães, italianos, açorianos, austríacos, poloneses e tantos outros povos também promovem sua celebração às raízes. 

De acordo com o secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, quem visitar o evento encontrará uma festa totalmente remodelada para reposicioná-lo no calendário das festas de outubro e aproveitar o grande fluxo de turistas que circulam pela região.

Publicidade

- Com muito profissionalismo, estamos trabalhando para inserir a Marejada novamente no roteiro do turismo gastronômico e cultural, além de oferecer uma festa para as famílias itajaienses - destaca Evandro.

Pelo estado

Em Blumenau, a Oktoberfest abriu a programação dia 4, e segue até o dia 22. Brusque tem chope gelado e gastronomia típica com a 32ª Fenarreco - Festa Nacional do Marreco. Florianópolis apresenta a 18ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, a Fenaostra. Em Itapiranga, no Extremo-Oeste, a animação fica por conta da 39º Oktoberfest. Timbó resgata e preserva as tradições dos colonizadores com a 27ª Festa do Imigrante. Treze Tílias, no Meio-Oeste, comemora a cultura austríaca com muita música, gastronomia, desfiles e dança com a Tirolerfest. Joinville apresenta a Bierville e o Salão Sul Brasileiro de Cerveja.

Criciúma, no Sul do estado, vai realizar sua primeira edição da maior festa da cultura alemã, a Oktoberfest. A festa acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro no Parque das Nações.

Já Porto Belo oferece pratos como a tradicional caldeirada de frutos do mar durante o Festival do Camarão de Porto Belo. Em São Martinho, desfiles, apresentações culturais, comidas e campeonatos típicos fazem parte da Festa do Produto Colonial. 

 (Fotos: Marcos Porto)

O município de Forquilhinha promove a 8ª Heimatfest – Festa das Origens. E, para encerrar o mês mais festivo do ano, Rio Negrinho promove a 27ª Oberlandfest.

A PM Rodoviária de Santa Catarina orienta que os participantes das festas não dirijam de madrugada e, de preferência, contratem serviço profissional de transporte. É obrigatório usar cinto de segurança e respeitar os limites de velocidade e a sinalização. Confira a programação:

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click