Publicidade

Beto Carrero
Olhar atento criançada acompanha com interesse as histórias

 

Quatro curta-metragens brasileiros serão exibidos até dia 27

 

Publicidade

Piçarras- O Centro Cultural “Luiz Telles” recebe a partir desta segunda-feira (25) a 1ª Mostra de Cinema Infantil - Colônia de Férias. O evento segue até quarta-feira (27), com duas sessões diárias: das 9h às 10h e das 14h30 às 15h30. A mostra é voltada para os alunos das creches que participam da colônia de férias.


Entre os curta-metragens programados estão “O Balãozinho Azul” (de Fáuston da Silva), “O Reino do Chocolate” (de Rafael Jardim), “Menina Bonita do Laço de Fita” e “Miroca e seu Cuco Caduco” (de Diego Lopes e Cláudio Bitencourt).


A programação reserva sessões especiais de 45 minutos para crianças de 3 a 4 anos. Os quatro curta-metragens exibidos foram selecionados pela equipe técnica da Fundação Municipal de Cultura e Assessoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.


Segundo a secretária de Turismo e Cultura, Susan Corrêa, além de entreter as crianças, a mostra contribui para a formação cultural dos espectadores mirins.


- As produções tratam sutilmente de temas que provocam uma série de reflexões positivas na vida dessas crianças - explica a secretária.
Os curtas


Em “O Balãozinho Azul” (Distrito Federal, 2013), uma criança vive triste até que o encontro com um simples balão azul se transforma em uma mágica amizade.


O filme é dirigido por Fáuston da Silva. No elenco: Lourrany Oliveira, Juliana Drummond e Alessandra da Silva.


“O Reino do Chocolate” (Bahia, 2011) é um filme de Rafael Jardim, ficção, com duração de 19 min, livre. A narrativa se passa em um lugar onde pessoas de cores diferentes não podiam se misturar. Essa animação é toda feita com chocolates.


“Menina Bonita do Laço de Fita” (Paraná, 2014), de Diego Lopes e Cláudio Bitencourt, ficção, 4 min, livre, aborda a importância da questão racial, porém de uma forma leve e divertida, transmitindo os ideais de aceitação em relação a diferenças, quaisquer que sejam elas, e a convivência harmoniosa de indivíduos de raças e cores diferentes.


“Miroca e seu Cuco Caduco” (Paraná, 2014) é outra produção assinada por Diego Lopes e Cláudio Bitencourt, ficção, 13 min, livre. Dona Miroca, depois de entrar em pânico porque seu relógio estragou, encontra tempo para reencontrar uma velha amiga e descobrir que a vida pode ser muito gostosa se a gente tiver tempo para os pequenos prazeres que ela nos oferece.


Formação cidadã


A Mostra de Cinema Infantil tem como principal objetivo exibir filmes que traduzam a multiplicidade cultural do Brasil e do mundo. A diversidade é fundamental para o desenvolvimento da consciência e, consequentemente, da cidadania. É no contato com as diferenças que nos enxergamos.
As imagens exercem um grande poder na formação das crianças. A qualidade do conteúdo apresentado, sejam filmes, programas de TV ou estímulos artísticos, ajuda na construção de valores e saberes.

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click