Publicidade

Beto Carrero
Tem Tem: pescador cego é o diretor do videoclipe da banda Tarrafa Elétrica

 

Documentário será exibido em todas as capitais

 

Publicidade

Uma ideia que nasceu nos corredores da Univali em 2013 vai correr o Brasil a partir deste mês. O documentário independente “Na Direção do Som”, de Jonatan Gentil e Pedro Prado, foi selecionado para compor a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. Entre os dias 16 de novembro e 20 de dezembro o filme vai rodar todas as capitais brasileiras.


Gravado em Balneário Piçarras, Penha e Itajaí, o documentário conta os bastidores do videoclipe “Tristeza e Felicidade do Pescador”, da banda Tarrafa Elétrica. O videoclipe foi dirigido pelo morador de Piçarras, Marcelo Pocidônia, conhecido na cidade por “Tem Tem”.


- Marcelo Tem Tem é um pescador que perdeu a visão aos 21 anos e aos 42 encarou uma nova experiência ao dirigir o videoclipe da banda Tarrafa Elétrica. O documentário acompanha os bastidores da produção deste videoclipe - explica Jonatan.


Segundo o diretor, a ideia do curta surgiu enquanto ele cursava Produção Audiovisual na Univali. - Surgiu de uma conversa com o Pedro Prado na Univali. A gente ia fazer sobre o sanfoneiro cego que toca na Rua Hercílio Luz, em Itajaí, mas depois mudamos de ideia - lembra.


Jonatan explica que o trabalho foi selecionado para a mostra devido à temática do deficiente visual.


- Um dos critérios para a seleção foi a questão dos direitos humanos. O filme mostra como o Marcelo Tem Tem enfrentou o desafio de dirigir o videoclipe sendo deficiente visual. A seleção foi uma grande surpresa, ninguém esperava. Comemoramos muito - conta o cineasta.


Sobre a mostra


Criada em 2006 como uma das ações estratégicas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo dos últimos 10 anos e, atualmente, percorre todas as capitais do Brasil.

 


Neste ano, realiza-se entre os dias 16 de novembro e 20 de dezembro, com 40 filmes contemporâneos sobre Direitos Humanos selecionados por meio de chamada pública. As sessões são divididas em três mostras temáticas: Criança e Adolescente; Homenagem; e Panorama. O público vai poder votar para escolher curta, média e longa metragens preferidos. Os melhores filmes em cada categoria serão exibidos em rede nacional na TV Brasil.


Além da seleção para a mostra nacional, o curta “Na Direção do Som” ganhou o prêmio Tainha Dourada, no 2º Festival de Cinema da Univali, em 2013.

 

 Leia também: Pescadorm cego é o diretor do novo clipe do Tarrafa Elétrica

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click