Publicidade

Med Clínica - Mega Banner

Mobilização vai se estender entre os dias 18 de dezembro e 05 de março

Da Região- A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deu início nesta segunda-feira, dia 18, à Operação Veraneio edição 2017-2018. De acordo com o Governo do Estado, esta é a maior ação integrada de segurança pública catarinense, com mais de 10 mil  profissionais mobilizados, entre policiais militares, bombeiros e peritos até o dia 05 de março.  O ato de abertura aconteceu no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, em Florianópolis, e reuniu todos os departamentos envolvidos. 

A operação abrange 61 municípios, sendo 29 balneários e 32 cidades com características turísticas como estâncias hidrominerais, fronteiras, entre outros. A SSP projeta investimentos de R$ 33 milhões, valores utilizados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, etapa alimentação e pagamento dos guarda-vidas civis.A operação será dividida em três etapas para facilitar o deslocamento do efetivo policial que irá atuar como apoio nas cidades sedes da operação. Com exceção do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) que organizou seu planejamento em quatro etapas.

Publicidade

Serão utilizados 10.545 profissionais para monitorar um trajeto de 455 quilômetros. Na Polícia Civil, serão mobilizados policiais convocados e lotados, que atuarão em 36 municípios, entre cidades litorâneas e de águas termais. Destas, 26 terão reforço policial.

O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Nitz, lembrou que também haverá o constante apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), das delegacias especializadas, da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. Para o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, a temporada passada foi positiva, pois o estado não teve crimes de grande repercussão e os casos de roubos e furtos registrados estão dentro da normalidade.  

Reforço de efetivo

Na quarta-feira (13), se realizou a formatura de 87 policiais que fizeram o curso de formação de soldados no 8º Batalhão da Polícia Militar de Joinville e 30 policiais treinados no 14º Batalhão de Polícia Militar de Jaraguá do Sul. 

O governador Raimundo Colombo participou da solenidade e confirmou o reforço de efetivo fixo para a região Norte. A partir do dia 18, 136 soldados, sendo nove mulheres, passam a integrar os batalhões vinculados a 5ª Região de Polícia Militar de Joinville e a 12ª Região de Polícia Militar de Jaraguá do Sul. Nenhum foi confirmado para Barra Velha.

Em Itajaí, o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e o comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm, participaram da formatura de 92 novos policiais militares que atuarão em todo o Vale. A expectativa é de que apenas um soldado deva ser encaminhado para Piçarras/Penha.

O curso de formação de soldados começou em maio e contou com 1.284 horas, envolvendo estudos teóricos sobre direito penal, legislação, trânsito, ética e cidadania. Na parte prática, o treinamento compreendeu técnicas de policiamento ostensivo, uso de armas, defesa pessoal e participação em operações policiais.

Leia também:
* Com informações da Secom
Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click