Painel

Tenente Ruy Florêncio vai atuar na Secretaria de Segurança Pública e passou o cargo para o capitão Thales Menezes

O pelotão da 2ª Companhia da Polícia Militar de Barra Velha e São João do Itaperiú está sob novo comando desde sexta-feira, 17. Após nove meses à frente da corporação, o Tenente Ruy Florêncio Teixeira Júnior foi transferido para a Secretaria de Segurança Pública do Estado e dará lugar ao Capitão Thales Cardano Fortes Menezes, que vem da Central Regional de Emergências da PM em Joinville. 

A convocação para assumir o cargo na Secretaria do Estado pegou o comandante de surpresa. Segundo ele, ao chegar a Barra Velha no final de fevereiro a expectativa era de permanecer na cidade por cinco anos até ser promovido a Major. No novo desafio, Ruy assumirá a diretoria de Segurança Cidadã com o objetivo de trabalhar a polícia comunitária, o que tem sido seu grande foco desde que ingressou na PM. Aliás, é por esse quesito que o Tenente se destacou durante sua passagem por Barra Velha.

Publicidade

- Eu realmente não estava esperando por isso. Me mudei pra Barra Velha e me integrei na comunidade esperando permanecer aqui por um longo período, mas o convite foi uma espécie de convocação. Mesmo que por um curto período conseguimos colher bons frutos.

A notícia da troca de comando foi discutida durante a sessão da Câmara de Vereadores. Líderes do Governo e da base oposicionista lamentaram a saída de Ruy e destacaram o belo trabalho feito por ele de reaproximação entre a Polícia e a comunidade.

Entre as conquistas do seu comando ele destaca a aquisição dos novos equipamentos de serviço como os cintos de polímero. A corporação foi a primeira a adquirir o equipamento que se tornou padrão em todo o estado após a avaliação local. Além disso, foram implantados os meios de comunicação com a comunidade através das redes sociais e aplicativos de celular.

O comando de Ruy refletiu na atuação dos soldados. No primeiro semestre, 5 policiais barravelhenses foram classificados entre os 10 melhores do batalhão, o que inclui os militares de Joinville, entre eles o 1º, 2º e 4º colocado. A boa atuação dos PMs fez com que reduzisse em 18% o número de roubos e aumentasse em 27% o número de prisões. O indicador de drogas, que estava no vermelho, atualmente se encontra no verde pela intensificação do combate ao consumo e ao tráfico.

Falta de Efetivo

Apesar do esforço em garantir a segurança da comunidade, o Tenente precisou lidar com a baixa no efetivo. Durante 2017 a companhia perdeu 6 policiais que entraram na reserva ou que estão com restrições para atuar. O problema se acentua a longo prazo. Até 2019 outros 6 se aposentarão. Ruy já emitiu relatório ao estado pedindo reforço. Ainda neste ano a Academia de Polícia formará 120 novos PMs na região e o número perdido em Barra Velha deve ser ao menos reposto. 

 
Leia também:
  • 1
X

Right Click

No right click