Publicidade

Yukanet

Autoexame é a principal arma na luta contra a doença

Penha - Promover ações para reduzir a mortalidade por câncer de mama é o objetivo da campanha “Outubro Rosa.” A ação planetária de luta contra a doença envolve governos e sociedade na divulgação de informações sobre diagnóstico e tratamento. No município as ações nas Unidades Básicas de Saúde começam dia 2.

As estratégias da Secretaria de Saúde de Penha em toda rede estão focadas na realização de exames, orientações e ações de prevenção e conscientização sobre a doença. Durante todo o mês, das 13h30 às 17h30, o Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM) realiza coleta de testes preventivos e rápidos de sorologia.

Publicidade

- Teremos atividades em todas as unidades de saúde - anunciou a Secretária de Saúde de Penha, Elisama de Freitas Schulle - Serão feitos mutirões de exames preventivos, atividades educativas sobre saúde da mulher, planejamento familiar, orientações sobre métodos contraceptivos, e como fazer o autoexame de mama - explica.

Na sexta-feira, dia 13, o Centro de Eventos Silva recebe o evento “Todos Juntos Contra o Câncer de Mama”, com palestras, atividades, além de intervenções culturais, música, desfile de moda, sorteio de brindes e café colonial. As atividades abertas a toda a comunidade começam às 9h e vão até às 16h.  (Confira a programação)

O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. Esse movimento começou nos Estados Unidos e ganhou adesão mundial até se tornar parte das ações de saúde promovidas pelo governo brasileiro a partir dos anos 2000. 

O autoexame

Confira a programação do Outubro Rosa na cidade

Unidade de Saúde de Armação

Dias 02 e 18, às 9h30: Roda de Conversa sobre “Saúde da Mulher” com a Dra. Alessandra (após o grupo de caminhada de Armação).

Dias 10, 17 e 24 das 10 às 19 horas: coleta de preventivo com a enfermeira Ana (agendamento a partir deste dia 02).

Unidade de Saúde do Mariscal

Dia 09 às 13h30: Roda de Conversa sobre “Saúde da Mulher” com a Dra. Fagner.

Dia 21 das 8 às 17h: coleta de preventivo com a enfermeira Maria (agendamento de horário a partir deste dia 02)

Unidade de Saúde do São Cristóvão

Dia 11 às 13h30: Roda de Conversa sobre “Saúde da Mulher” com a Dra. Ortun

Dia 16 das 9 às 15h: coleta de preventivos com a enfermeira Dirante (agendamento de horário a partir desde dia 02)

Unidade de Saúde do Gravatá

Dia 09 às 15h: Roda de Conversa sobre “Saúde da Mulher” com a Dra Maria Del Rocio.

Dia 10 das 9 às 17 horas e Dia 26 das 9 às 19 horas: coleta de preventivos com a enfermeira Daiane (agendamento de horário a partir desde dia 02).

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click