Painel

Filas nas últimas semanas para o fim do prazo já são esperadas

Da Região - Os municípios de Penha e Balneário Piçarras estão no topo da lista do Tribunal Regional Eleitoral como as cidades com menor índice de recadastramento dos eleitores. A pouco mais de um mês para encerrar o prazo estipulado para a revisão, em Penha o número é de apenas 30,33%, enquanto em Piçarras o índice é de 34,30%. Nos últimos trinta dias, a procura aumentou em 3% e 1% nas duas cidades respectivamente. No sábado, 21, o Cartório Eleitoral ficou de plantão das 09h às 13h para atender prioritariamente os eleitores que já tenham feito o agendamento online.

Segundo a Chefe de Cartório, Milene Possamai, desde junho o quadro de funcionários passou de 4 para 19 servidores, no entanto a expectativa não foi correspondida. Além da divulgação na mídia, uma parceria com a CDL possibilitou a divulgação nos comércios e em grandes empresas para que os funcionários sejam liberados para fazer o recadastramento.

Publicidade

- Creio que toda a população está ciente do seu dever, mas falta cumprir o papel e vir até o cartório. Talvez esse descrédito com a política nacional seja o motivo, mas eles esquecem que o título é um documento de suma importância, independente da situação política. 

Ela alerta para que os munícipes não deixem para a última hora, pois pode acontecer de o cartório não dar conta da demanda e não há como expandir ainda mais o atendimento. Quem não comparecer pode ficar sem título eleitoral e sem CPF, o que acarreta: não votar, suspensão de salário para servidores públicos, não conseguir passaporte ou carteira de identidade, não se inscrever em concurso público nem obter empréstimo em banco, entre outras sanções. 

Para fazer a biometria, o eleitor deve agendar o seu atendimento por meio do site do TRE-SC e comparecer no cartório portando documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar - no caso de homens maiores de 18 anos que vão fazer o primeiro título.

Leia também:
  • 1
X

Right Click

No right click