Publicidade

Med Clínica - Mega Banner

Alerta é da Fatma, que emitiu novo relatório de balneabilidade nesta sexta-feira

Da Região - A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) emitiu nesta sexta-feira, dia 12, o quinto relatório das condições das praias nesta temporada de verão.  Dos 215 pontos avaliados em todo o estado, 62,8% (135) estavam próprios para banho. Na região, as coletas foram feitas entre os dias 8 e 9, antes da chuva que atingiu o litoral entre quarta (10) e quinta-feira (11).

Nos quatro pontos analisados em Barra Velha, todos se mantiveram como na semana anterior: impróprios para banho. Na Praia do Grant não houve coleta. Em Balneário Piçarras, os dois pontos analisados permanecem próprios e em Penha a proporção de pontos próprios se manteve a mesma da semana anterior (54,5% de 11 pontos).

Publicidade

Confira o resultado completo:

Barra Velha

Lagoa

RUA PLACIDO GOMES DE OLIVEIRA, Nº 336

IMPRÓPRIA

Praia Central

 

AV. ARMANDO PETRELI, Nº555

IMPRÓPRIA

FRENTE À RUA HUMBERTO PIMENTEL

IMPRÓPRIA

FRENTE À  RUA ANTONIO R. DA G. MOURA

IMPRÓPRIA

Piçarras

Praia de Piçarras

FRENTE A RUA NAKLE FRANCISCO

PRÓPRIA

FRENTE À AVENIDA GETÚLIO VARGAS

PRÓPRIA

Penha

 

Praia Alegre

FRENTE À TRAV. MARCELO DOS SANTOS

IMPRÓPRIA

FOZ DO RIO PIÇARRAS

PRÓPRIA

Armação

 

R. INÊS DE SOUZA - PRAIA DO QUILOMBO

IMPRÓPRIA

R. BLUMENAU, 5450 - PRAIA DA FORTALEZA

IMPRÓPRIA

FRENTE À RUA MARIA EMÍLIA COSTA

IMPRÓPRIA

FRENTE À RUA ANTONIO ANICETO DA COSTA

PRÓPRIA

Praia da Saudade

 

NA ENTRADA DA PRAIA

PRÓPRIA

Praia de São Miguel

 

EM FRENTE À RUA ARNO BECKER

IMPRÓPRIA

Praia Grande

 

PRÓXIMO AS PEDRAS

PRÓPRIA

Praia Vermelha

 

FRENTE À RUA PRINCIPAL DE ACESSO

PRÓPRIA

Prainha

 

BACIA DA VOVÓ

PRÓPRIA

Como a maioria das praias catarinenses não dispõe de sistema de coleta e tratamento de esgoto, ligações irregulares na rede de drenagem pluvial comprometem a qualidade da água de rios que deságuam nas praias em volume ainda maior durante períodos de chuva intensa.

Leia também:Tempo seco contribui para queda no número de locais impróprios para banho

De acordo com o quinto relatório, dos 75 pontos avaliados em Florianópolis, 45 (60%) estão próprios para banho. No restante do Litoral, 90 (64,3%) locais analisados estão aptos para os banhistas. Em relação ao relatório passado, 14 pontos em toda a costa de Santa Catarina passaram a ser impróprios e 20 mudaram para próprios.

Na internet

Durante a temporada de verão, a Fatma realiza as análises semanalmente. Assim que os resultados são cadastrados no sistema, o site e o aplicativo são atualizados automaticamente.

Indicamos que se observe o histórico do local. Se, na maior parte do tempo está próprio, a chance de estar contaminado é menor que um local que apresenta um histórico de impropridade - sugere o gerente de Pesquisa e Análise Ambiental, Oscar João Vasquez Filho.

Como a balneabilidade é feita

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado.

Começamos a colher as amostras para o início da temporada em 6 de novembro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio - explica Silva. Além da estrutura da fundação, outros dois laboratórios parceiros contribuem para as análises.  

Os pontos analisados são nos municípios Araranguá, Arroio do Silva,. Gaivota, Baneário Camboriú, Baneário Piçarras, Baneário Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Porto Belo e São José.

Leia também:

Com 200 famílias desalojadas por alagamentos, Penha vai decretar situação de emergência

Novo relatório aponta queda no número de locais impróprios para banho

Quase metade dos pontos analisados está imprópria pra banho na região

Obras da rede de esgoto na Avenida Beira Mar entram na reta final

Casan lacra ligações irregulares de esgoto junto à rede que está em obras

 

 

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click