Publicidade

Yukanet

Para os engenheiros, obra tem vícios ocultos de execução

Piçarras - As condições consideradas precárias da Escola Francisca Borba, no Bairro Itacolomi, resultaram em uma notificação da Prefeitura à empresa ESE Construtora Ltda, responsável pela construção feita em 2012. O laudo técnico elaborado por engenheiros da AMFRI concluiu que alguns pontos da unidade apresentam riscos aos alunos fazendo necessária uma ação de reparos urgente. Algumas turmas precisaram ser remanejadas para outras salas, mas as aulas continuam funcionando normalmente no local.

De acordo com o laudo, a construção tem apresentado “vícios ocultos, que tornam parte da edificação imprópria para uso, com necessidade de reparo em áreas afetadas”, como por exemplo, reposição de piso, galvanizações em pontos específicos, vazamentos internos que causaram crateras expostas no gesso, dentre outros danos apontados.

Publicidade

A partir do recebimento da notificação, a empresa tem até cinco dias para que responda ao Governo Municipal, iniciando prazo para a adequação na obra. Até o fechamento desta edição, a ESE Construtora ainda não tinha confirmado o recebimento do documento, portanto ainda não estaria valendo o prazo estipulado pela prefeitura.

Em nota, a secretária de Planejamento, Deisy Cristine da Silva Martins, afirma que o vício oculto é um termo utilizado na engenharia para definir falhas que vem a acontecer após a entrega de uma obra.

- Por lei, a construtora é responsável pela solidez e segurança de uma obra durante cinco anos seguintes à entrega da edificação. O vício oculto é aquele dano que só vem a aparecer com o tempo e o uso da edificação.

No ano passado, o município realizou uma pintura geral no prédio da escola, mas se nega a custear a obra de reparação, que é dever da construtora. Caso a empresa não efetue os consertos, a prefeitura fará a reforma e cobrará em juízo. 

Através da assessoria de imprensa, o prefeito Leonel Martins (PSDB) pediu a compreensão dos pais e alunos com as atuais condições da escola. - Estamos tomando o devido cuidado com a saúde e a segurança dos alunos e colaboradores, agindo de forma legal, cobrando da empresa responsável para que os reparos sejam realizados o mais rápido possível.

Em dezembro de 2012, a edificação foi inaugurada, sendo aberta somente em março de 2013 após assinatura de Termo de Ajuste de Conduta entre a Prefeitura e o Ministério Público com a ESE Construtora Ltda.

Leia também:
Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click