Publicidade

Beto Carrero

Experimento vai reaproveitar materiais utilizados da Estação Espacial Internacional

Barra Velha - Um concurso organizado pela NASA, agência do governo dos Estados Unidos responsável pela exploração espacial, escolheu a logomarca criada pelo publicitário Rafael Fontes para representar sua nova missão. Trata-se do projeto Nasa In Space Manufacturing (ISM), que enviou pela primeira vez em 2015 a primeira impressora 3D para a Estação Espacial Internacional (ISS). Agora o “Refabricator” se esforça para levar este processo além e, por meio de reciclagem de plástico no espaço, reutilizar peças impressas em 3D economizando em cargas nas missões, o que facilitaria missões mais longas como a ida a Marte.

O concurso reuniu milhares de inscritos de 123 países. Rafael conta que soube da oportunidade por meio de uma ex-professora da faculdade. Durante a noite e próximo de encerrar o prazo para inscrição, criou a primeira parte do projeto ISM. O trabalho ficou entre os melhores, assim como a criação da segunda etapa, a ASO ISS TEA. A vitória veio na última etapa do concurso, na ISM Refabricator.

Publicidade

A marca criada pelo barravelhense estará estampada em toda a identificação do projeto, como por exemplo papelaria, materiais de divulgação, camisetas, canecas e na máquina que irá a bordo da estação espacial. Ele explica que o patch em forma triangular representa a escotilha da cápsula de um foguete. Em segundo plano, o triângulo diz respeito à ideia de reciclagem. No topo do triângulo, há uma ponta listrada apontada para baixo, que simboliza a ponta de uma impressora 3D. No interior da figura, há uma ilustração: um astronauta fazendo malabarismo com as ferramentas que podem ser refabricadas por meio desse equipamento.

- A verdadeira premiação é ter o prestígio e a honra de criar algo para a NASA, contribuindo um pouquinho para a ciência e a exploração espacial. Fiquei muito feliz também porque a equipe do projeto elogiou minhas inscrições com “terrific” e “outstanding” - que pode ser traduzido como “fantástico” e “excepcional”. 

Rafael receberá prêmio simbólico em dinheiro. A quantia não foi divulgada. 

Publicidade
  • 1
X

Right Click

No right click