Painel

O Strogonoff é um prato de origem russa (na verdade, chamava-se Strogonov). Tudo começou no século XVI por meio da alimentação dos soldados russos, os quais comiam rações de carne cortadas em barris com sal grosso e aguardente para preservar o alimento.

Por meio de um cozinheiro do Czar russo Pedro, o Grande, a comida foi melhorada e refinada. O general que protegia o cozinheiro se chamava Strogonov. Foi a partir daí que surgiu a ideia de dar tal nome ao prato.

Posteriormente, com a Revolução de 1917 e a imigração dos russos para a Europa, a receita chegou à França, onde foi refinada ainda mais, chegando à forma que conhecemos atualmente.

O sucesso do Strogonoff é tão grande que, junto com a lasanha e o filé à parmegiana, é atualmente um dos dez pratos mais vendidos em todo o mundo.

Strogonoff de Camarão 

Ingredientes:  1 colher de sobremesa rasa de margarina;  1 lata de creme de leite;  1 copo 200 ml de molho de tomate;  1 colher de sopa de mostarda;  1 cebola média picada;  2 alhos picados;  1 pitada de orégano;  sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de fazer:

1. Limpe os camarões tirando a cabeça e a tripa;

2. Coloque em uma panela a manteiga e frite a cebola até dourar;

3. Adicione o alho e quando ficar bem dourado jogue o camarão limpo;

4. Tempere com orégano, o sal e a pimenta do reino, misture bem;

5. Assim que secar a água do camarão, jogue o molho de tomate, a mostarda e misture;

6. Desligue o fogo, e antes de servir jogue o creme de leite sem o sor;

7. Servir com arroz branco e batata, pode ser palha, palito ou chips.

Nota:  Caso queira o molho do strogonoff mais ralo, use o soro do creme de leite na receita, ou acrescente 1/4 de copo de leite. O sabor não vai mudar, somente a consistência.

  • 1
X

Right Click

No right click